Como fazer Sudoku caseiro?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Passos

  1. Desenhe uma tela 9x9 feita com 9 células 3x3.
  2. Use um lápis. ...
  3. Coloque o número 1 em qualquer quadrado, contando que siga as regras do Sudoku.
  4. Repita este passo até ter o número 1 em cada fileira, coluna, e nas células 3x3.
  5. Repita este passo com os números de 2 a 9.

Para jogar: SUDOKU é um jogo de raciocínio e lógica. O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9. Para completá-los basta seguir a seguinte regra: Não podem haver números repetidos nas linhas horizontais e verticais, assim como nos quadrados delimitados por linhas em negrito.

Para começar, imagine uma grade de nove posições que deve ser preenchida com números de 1 a 9. Agora imagine que você deve ordenar esses números de maneira que a soma de todas as horizontais, verticais e as diagonais devam dar um mesmo resultado. Comece somando todos os números de 1 a 9 (1+2+3+4+5+6+7+8+9).

As crianças devem preencher a tabela com as letras A, B, C e D. Cada letra apenas pode estar presente uma vez em cada linha e em cada coluna. Não podem existir números duplicados dentro de cada grupo de 2x3. Os jogadores devem solucionar a tabela seguindo um raciocínio lógico.

Sudoku é um quebra-cabeça milenar de origem japonesa. Esse jogo estimula o raciocínio lógico-matemático, além de estimular o pensamento estratégico. Em geral, encontramos o sudoku em revistas de palavras-cruzadas ou em revistinhas próprias de sudoku.

7 erros comuns no Sudoku: as armadilhas para principiantes

  1. Tentar adivinhar a solução. ...
  2. Evitar grupos em branco. ...
  3. Concentrar-se na parte e esquecer-se do todo. ...
  4. Não avaliar individualmente linhas e colunas. ...
  5. Não identificar pares ocultos. ...
  6. Evitar usar anotações. ...
  7. Não atualizar as anotações.

Através de um programa de computador, foi possível descobri que existem um número enorme (6.670.903.752.021.072.936.960) de possíveis combinações diferentes de sudoku clássicos contendo 81 cédulas.

Algumas versões digitais oferecem diversos níveis da dificuldade. A maioria das publicações classifica seus enigmas do sudoku em quatro níveis de dificuldade, embora, devido a sua subjetividade, os pontos reais de corte dos níveis e inclusive os nomes dos níveis possam variar amplamente.

Swordfish

A técnica Swordfish no Sudoku
A técnica Swordfish (peixe espadarte) é uma estratégia avançada de eliminação de candidatos no Sudoku. A sua aplicação resulta normalmente na solução de uma ou mais células na tabela fruto desta eliminação de possibilidades.

BrasilEditar

  1. AFI: /su.do.ˈku/ ou /su.ˈdo.ku/
  2. X-SAMPA: /su.do." ku/ ou /su." do.ku/

A regra fundamental do sudoku é que toda linha e toda coluna deve ser preenchida com algarismos de 1 a 9. Isso significa que um mesmo número nunca aparecerá duas vezes na mesma linha ou coluna.

Howard Garns

O Sudoku como hoje conhecemos, foi criado em 1979, por Howard Garns [1], um arquiteto americano aposentado de 74 anos de idade e construtor de quebra cabeças, provavelmente utili- zando como base o quadrado latino, assim denominado por Leonhard Euler (1707 - 1783) pelo fato de utilizar letras latinas em seus estudos [2 ...

O objetivo do Sudoku Anti-Diagonal é preencher as células vazias, um número em cada uma, de modo que cada coluna, linha e região contenham cada número apenas uma vez e cada diagonal tenha no máximo três números diferentes para grades de 9x9 e, no máximo, quatro números diferentes para grades de 16x16.

O Sudoku desenvolve os raciocínios lógico matemático, numérico, quantitativo e analítico. Por causa desse conhecimento, a pessoa que pratica o jogo passa a usar mais a observação, percepção, construção de padrões e estabelecer conclusões.