Como jogar Sudoku 3x3?

Perguntado por: alima6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
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A ideia do jogo é bem simples: completar todas as 81 células usando números de 1 a 9, sem repetir os números numa mesma linha, coluna ou grade (3x3).

Para jogar: SUDOKU é um jogo de raciocínio e lógica. O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9. Para completá-los basta seguir a seguinte regra: Não podem haver números repetidos nas linhas horizontais e verticais, assim como nos quadrados delimitados por linhas em negrito.

A regra fundamental do sudoku é que toda linha e toda coluna deve ser preenchida com algarismos de 1 a 9. Isso significa que um mesmo número nunca aparecerá duas vezes na mesma linha ou coluna. Preste atenção aos números dos quadrados grandes. Do mesmo modo, os quadrados grandes são preenchidos com números de 1 a 9.

7 erros comuns no Sudoku: as armadilhas para principiantes

  1. Tentar adivinhar a solução. ...
  2. Evitar grupos em branco. ...
  3. Concentrar-se na parte e esquecer-se do todo. ...
  4. Não avaliar individualmente linhas e colunas. ...
  5. Não identificar pares ocultos. ...
  6. Evitar usar anotações. ...
  7. Não atualizar as anotações.

Através de um programa de computador, foi possível descobri que existem um número enorme (6.670.903.752.021.072.936.960) de possíveis combinações diferentes de sudoku clássicos contendo 81 cédulas.

Howard Garns

O Sudoku como hoje conhecemos, foi criado em 1979, por Howard Garns [1], um arquiteto americano aposentado de 74 anos de idade e construtor de quebra cabeças, provavelmente utili- zando como base o quadrado latino, assim denominado por Leonhard Euler (1707 - 1783) pelo fato de utilizar letras latinas em seus estudos [2 ...

O Sudoku desenvolve os raciocínios lógico matemático, numérico, quantitativo e analítico. Por causa desse conhecimento, a pessoa que pratica o jogo passa a usar mais a observação, percepção, construção de padrões e estabelecer conclusões.

Dicas para ajudar com a resolução do jogo
Dê preferência a começar com os níveis mais fáceis do Sudoku e então com o tempo vá aumentando-o. Lembre-se das três condições para um número poder ser colocado em um quadradinho: ele não deve se repetir em uma mesma linha, mesma coluna ou mesmo quadrado menor.

Algumas versões digitais oferecem diversos níveis da dificuldade. A maioria das publicações classifica seus enigmas do sudoku em quatro níveis de dificuldade, embora, devido a sua subjetividade, os pontos reais de corte dos níveis e inclusive os nomes dos níveis possam variar amplamente.

O Sudoku é proveniente de um acrônimo da expressão “Os números devem ser únicos” (em japonês: Suuji wa dokushin ni kagiru). O primeiro passatempo do gênero foi publicado no final da década de 1970, em Nova York, pela editora Dell Magazines.

Sudoku é um quebra-cabeça milenar de origem japonesa. Esse jogo estimula o raciocínio lógico-matemático, além de estimular o pensamento estratégico. Em geral, encontramos o sudoku em revistas de palavras-cruzadas ou em revistinhas próprias de sudoku.

A matemática do sudoku
Considerando o desafio, é evidente que há diversos conceitos matemáticos por trás do passatempo. É o caso, por exemplo, da análise combinatória. O estudo da contagem nos permite levantar possibilidades de combinações entre um conjunto de elementos – regra básica do sudoku.

5 a 45 minutos

Tempo de Jogo e Dificuldade
Um jogo de Sudoku pode variar entre 5 a 45 minutos, mas tudo isto depende da experiência do jogador e o nível de dificuldade da partida.

Snyder é o atual campeão mundial, após ter vencido a segunda competição mundial, realizada em Praga, na República Tcheca, na primavera do hemisfério norte. O torneio, apresentado pelo editor de palavras-cruzadas do "New York Times", Will Shortz, atraiu 857 competidores e 302 espectadores, com idade entre 6 e 87 anos.

Assim: O jogador deve preencher a tabela com os números 1, 2, 3 e 4. Cada número só pode ocorrer uma vez por coluna. As pistas oferecidas ao início de cada jogo não podem ser eliminadas ou alteradas.

BrasilEditar

  1. AFI: /su.do.ˈku/ ou /su.ˈdo.ku/
  2. X-SAMPA: /su.do." ku/ ou /su." do.ku/