Qual a metodologia do quebra-cabeça?

Perguntado por: zveloso . Última atualização: 20 de julho de 2023
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A metodologia Quebra-Cabeça é uma estratégia de ensino ativo baseada na aprendizagem cooperativa com o intuito de desenvolver habilidades intelectuais e interpessoais através de relações sociais nas quais os alunos interagem e compartilham ideias, melhorando a compreensão individual e mútua de determinado assunto.

Além de exercitar a memória visual, montar quebra-cabeça ajuda no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. A criança analisa e desenvolve estratégias para a montagem. Desta forma, estimula seu raciocínio lógico.

Desenvolver a coordenação motora e da possibilidade de dominar o corpo. Desenvolver a inteligência. Recontar as histórias. Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória.

Os alunos deverão desenvolver habilidades como: raciocínio lógico, concentração, identificação de animais, reconhecimento de características, trabalho em equipe. Essas habilidades serão trabalhadas durante a execução do quebra-cabeça e a avaliação dos resultados.

Para crianças de dois a três anos de idade: escolha quebra-cabeças de até quatro peças. Mostre o quebra-cabeça feito, desmonte-o e ajude-o a montá-lo novamente. Para crianças dos três aos quatro anos de idade: você pode aumentar até 12 peças para quebra-cabeças.

A partir da pesquisa em fontes o grupo optou trabalhar com o jogo da memória, sendo assim um jogo que trabalha a memória visual, a atenção e a concentração, onde as crianças podem encontrar e associar seus pares para maior desenvolvimento cognitivo. Com tudo isso a criança aprende de maneira lúdica.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Orientação espacial é a capacidade de se situar e se orientar em um espaço, assim como de localizar outra pessoa ou objeto neste espaço. A criança, em seu crescimento, aprende noções de tamanhos, formas, movimentos, volumes que a ajudam e perceber-se no espaço a partir do seu próprio corpo.

As origens dos quebra-cabeças remontam à década de 1760, quando cartógrafos europeus colaram mapas na madeira e os cortaram em pequenos pedaços. John Spilsbury, um gravador e cartógrafo, é responsável por inventar o primeiro quebra-cabeça em 1767.

A forma correta de escrita da palavra é quebra-cabeça, com hífen. As palavras quebra cabeça, escritas de forma separada, estão erradas. O substantivo quebra-cabeça se refere a um jogo de encaixe de peças para formar uma imagem.

Plural: quebra-cabeças. Origem etimológica:forma do verbo quebrar + cabeça. Plural: quebra-cabeças.

Confira, a seguir, cinco metodologias ativas que você pode levar para a sua turma.

  • Aprendizagem baseada em problemas. A Aprendizagem baseada em problemas é uma das metodologias ativas mais difundidas. ...
  • Aprendizagem baseada em projetos. ...
  • Sala de aula invertida. ...
  • Gamificação. ...
  • Estudo de caso.

Habilidades da BNCC no Ensino Médio

  • Linguagens e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O Quebra-cabeça alfabeto caracol é um jogo para estimular o raciocício, atenção, a coordenação motora e a concentração, além de ensinar todo o alfabeto para os pequenos.

A habilidade EI02CG02 consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.