Qual a história do jogo Sudoku?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

O Sudoku como hoje conhecemos, foi criado em 1979, por Howard Garns [1], um arquiteto americano aposentado de 74 anos de idade e construtor de quebra cabeças, provavelmente utili- zando como base o quadrado latino, assim denominado por Leonhard Euler (1707 - 1783) pelo fato de utilizar letras latinas em seus estudos [2 ...

Sudoku é um quebra-cabeça milenar de origem japonesa. Esse jogo estimula o raciocínio lógico-matemático, além de estimular o pensamento estratégico. Em geral, encontramos o sudoku em revistas de palavras-cruzadas ou em revistinhas próprias de sudoku.

O Sudoku é proveniente de um acrônimo da expressão “Os números devem ser únicos” (em japonês: Suuji wa dokushin ni kagiru). O primeiro passatempo do gênero foi publicado no final da década de 1970, em Nova York, pela editora Dell Magazines.

Como no sudoku não pode repetir o mesmo número em nenhuma linha, o poder de intuição fala mais alto. É preciso fazer rascunhos a lápis antes de colocar o resultado final — aponta. As regras básicas do sudoku são: as linhas horizontais e verticais devem ser preenchidas por números de um a nove, assim como os blocos.

O Sudoku consiste num quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números num quadrado. O objetivo é a colocação dos números 1 a 9 em células vazias numa grade 9×9. Essa grade é constituída por subgrades 3×3 chamadas regiões. Cada linha, coluna e região não pode apresentar repetição de nenhum número de 1 a 9.

A matemática do sudoku
Considerando o desafio, é evidente que há diversos conceitos matemáticos por trás do passatempo. É o caso, por exemplo, da análise combinatória. O estudo da contagem nos permite levantar possibilidades de combinações entre um conjunto de elementos – regra básica do sudoku.

A origem do sudoku vem de um jogo chamado Quadrados Latinos, criado por Leonhard Euler, no século XVIII. Mas o sudoku que jogamos atualmente foi criado por Howard Garns em 1979, utilizando o jogo de Euler como base. O sudoku se popularizou primeiro no Japão, a partir de 1984 e até hoje é um jogo muito comum no país.

"Eles [sudoku e caça-palavras] auxiliam na capacidade de memorização e no aumento do vocabulário, além de promoverem atividades neurais como as sinapses, que são conexões cerebrais que estimulam a memória", explica Miria Ribeiro, psicóloga, escritora e palestrante.

Howard Garns

O Sudoku como hoje conhecemos, foi criado em 1979, por Howard Garns [1], um arquiteto americano aposentado de 74 anos de idade e construtor de quebra cabeças, provavelmente utili- zando como base o quadrado latino, assim denominado por Leonhard Euler (1707 - 1783) pelo fato de utilizar letras latinas em seus estudos [2 ...

Snyder é o atual campeão mundial, após ter vencido a segunda competição mundial, realizada em Praga, na República Tcheca, na primavera do hemisfério norte. O torneio, apresentado pelo editor de palavras-cruzadas do "New York Times", Will Shortz, atraiu 857 competidores e 302 espectadores, com idade entre 6 e 87 anos.

O Sudoku desenvolve os raciocínios lógico matemático, numérico, quantitativo e analítico. Por causa desse conhecimento, a pessoa que pratica o jogo passa a usar mais a observação, percepção, construção de padrões e estabelecer conclusões.

Algumas versões digitais oferecem diversos níveis da dificuldade. A maioria das publicações classifica seus enigmas do sudoku em quatro níveis de dificuldade, embora, devido a sua subjetividade, os pontos reais de corte dos níveis e inclusive os nomes dos níveis possam variar amplamente.

A derivação deste resultado foi simplificada consideravelmente por análises fornecidas por Frazer Jarvis e o número foi confirmado independentemente por Ed Russell. Russel e Jarvis também demonstraram de que quando as simetrias são levadas em conta, havia 5.472.730.538 soluções.