Quanto tempo de academia para tomar whey?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 12 votos

Não existe um tempo mínimo de academia para começar a tomar o Whey Protein. Mesmo quem nunca treinou e está começando agora pode usar o suplemento.

Afinal, quando tomar whey protein? Você pode consumi-la entre 2 a 8 horas após o treino para ajudar na recuperação dos seus músculos. A caseína, por outro lado, é uma “proteína lenta”. Por isso, funciona muito bem em combinação com as proteínas do soro do leite.

Depois de quanto tempo os iniciantes na academia podem tomar suplementos? Os iniciantes na academia podem, por princípio, tomar suplementos desde o primeiro dia. É preciso, claro, que a escolha dos suplementos leve em conta fatores como a dieta praticada, a intensidade do treinamento e as metas traçadas.

Para iniciantes o primeiro passo fundamental é fortalecer a musculatura, e para isso o suplemento mais indicado é o Whey Protein. Ele é uma fonte importante de proteínas e aminoácidos não essenciais, nutrientes fundamentais para o crescimento e fortalecimento muscular.

Trata-se de um suplemento à base de proteína do soro do leite de vaca. Ele costuma ser absorvido e digerido pelo organismo no período de recuperação das fibras musculares (entre 30 minutos e uma hora depois do exercício).

De acordo com Bruna, quem está começando a fazer uma atividade física com foco em ganho de massa magra deve procurar por:

  • Whey Protein.
  • Creatina.
  • BCAA.
  • Maltodextrina.
  • Albumina.

Embora o suplemento seja comercializado com a finalidade de trazer ganhos a quem treina, é possível tomar whey protein sem se exercitar. De forma geral, o produto é seguro para a saúde e não contém nenhuma substância nociva ao organismo.

Afinal, vale a pena suplementar logo nos primeiros meses de treino ou é apenas perda de dinheiro? De forma direta e sem rodeios, qualquer pessoa pode suplementar, independente do seu nível de experiência de treino.

No entanto, de forma geral, o nutricionista Diogo Círico explica que Whey, BCAA e Creatina são os suplementos mais comumente prescritos para quem vai começar a fazer academia, e há uma explicação para isso. O Whey Protein é, de fato, o suplemento alimentar mais famoso do mercado.

A suplementação a base de whey protein e creatina, por exemplo, são compostos importantes para auxiliar no ganho de músculos. Essas substancias irão atuar como uma fonte rápida de energia. No entanto, lembre-se de consultar um profissional de sua confiança para incluir no plano de treinos esses compostos.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

O ideal para o iniciante é treinar três vezes por semana. Nada de se exercitar todos os dias, pois os músculos só aumentam quando o corpo está em repouso, ou seja, após e não durante os treinos. Inicialmente, os treinos devem durar de 40 minutos a uma hora, alternando os aparelhos para não sobrecarregar os músculos.

Ou seja, qualquer pessoa pode tomar whey mesmo sem treinar. No processo de emagrecimento nosso corpo precisa de energia para construir músculos (ou mantê-los) para que nosso gasto calórico aumente. Estudos mostram que poucas pessoas atingem sua necessidade diária de proteínas.

Whey Protein não vai te engordar.

Como tomar whey protein
No entanto, a recomendação geralmente indicada varia entre 20 e 40 g do whey protein por dia, que pode ser tomado 30 minutos antes do almoço, para ajudar no emagrecimento, ou até 2 horas após os exercícios de resistência, para ajudar no ganho de massa muscular.

O suplemento auxilia no ganho de força e massa muscular, na regeneração e produção das fibras musculares, na redução do nível de gordura corporal e na diminuição do tempo de recuperação entre os treinos. Por isso, ele é comumente usado por atletas e pessoas que fazem atividades esportivas como a musculação.