Quando se inicia a crise dos 3 meses?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.8 / 5 3 votos

A crise dos três meses é um período durante o qual os bebês passam por mudanças significativas, geralmente entre as idades de 8 e 12 semanas.

Assim que se passam 3 meses, os bebês começam a perceber que sua existência é individual e é onde eles ficam mais inquietos. Por isso ocorre a crise dos 3 meses. Assim que a criança completa exatamente três meses de vida, ela começa a passar por essa fase, que dura cerca de 15 dias.

Crise dos 3 meses
Essa fase pode ser descrita ainda como um segundo nascimento, sendo que o primeiro, biológico, foi no dia do parto e com a chegada dos 3 meses acontece o nascimento psicológico. Nessa etapa o bebê começa a interagir mais, a olhar nos olhos, imitar gestos, brincar e reclamar.

Veja como funciona: caminhe com seu bebê por no mínimo cinco minutos sem movimentos bruscos, momento em que o pequeno ficará calmo, se não dormir, de acordo com o estudo. Em seguida, sente-se e segure o bebê por mais oito minutos antes de fazer uma transferência suave do berço.

Os bebês passam a acordar mais frequentemente durante a noite e também podem ter dificuldade para pegar no sono e despertar mais cedo do que o normal. Esses sintomas da crise dos três meses podem ser frustrantes para os pais, que já estão cansados ​​devido à privação do sono.

Veja abaixo como a ciência explica essa mudança:

  1. Início do período simbiótico. ...
  2. Início da fase oral. ...
  3. O bebê se distrai durante as mamadas. ...
  4. Suga mais rápido que antes. ...
  5. Chora no peito com mais frequência. ...
  6. Passa a dormir menos ou “chorar” para dormir. ...
  7. Fica bastante agitado.

Aos três meses, um bebê geralmente dobrou o seu peso de nascimento. Além disso, o bebê começa a se esticar e se mover com mais facilidade. Ele também pode conseguir rolar de lado para lado, e começar a se apoiar nos antebraços durante períodos curtos de tempo.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Nos primeiros meses do bebê, sabemos quão desafiador é estabelecer uma rotina. E quando tudo finalmente parece começar a se ajeitar, surge a temida crise dos 4 meses, assim denominada por ser uma fase extremamente desafiadora tanto para os pais quanto para o pequeno.

Por volta dos 3 meses, o bebê começa a emitir sons parecidos com gritos. Depois de mais algum tempo, começa a balbuciar sílabas. Mas não precisa quebrar a cabeça em nenhum desses casos.

Começa a emitir sons mais altos e reconhecer os pais, é comum apresentar mais choro nessa fase e, também, brincar sozinho. Ocorrem aquisições com mais complexidade, é o salto mais longo no desenvolvimento.

Bebês em salto de desenvolvimento costumam ficar especialmente “dengosos”, ou seja, querem ainda mais colo, peito e atenção. Se isso não acontece ou se o contato é interrompido, mesmo que brevemente, é provável que eles comecem a chorar, às vezes até sem parar. Dificuldade para pegar no sono.