Porque o bebê morde a mão?

Perguntado por: tsanches . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.7 / 5 19 votos

Quando o bebê começa a fazer movimentos voluntários com a boca, como chupar ou morder, eles estão aprendendo a controlar sua coordenação. Eles também estão começando a explorar seu mundo por meio do tato. Muitos bebês passam a maior parte do seu tempo com a mão e outros objetos na boca.

Morder, beliscar e puxar o cabelo são parte do desenvolvimento normal da criança. Embora possa ser uma surpresa para os pais ter um bebê mordendo é importante saber como lidar. Ao reagir de forma calma e construtiva, é possível ensinar ao seu filho maneiras mais apropriadas de agir.

Abrir e fechar a mão, mexer os dedos são ações que requerem mais maturidade do sistema nervoso. Por volta de oito semanas, o bebê já começa a fazer os movimentos. Se os punhos cerrados continuarem por mais tempo, pode ser sinal de fome ou estresse.

Como para a criança a mordida é um modo de se comunicar, é necessário instruir o seu filho de que a linguagem é a melhor saída para expressar o que se quer. Entenda por que ele mordeu a pessoa e explique que ele se sairia melhor se falasse o que não gostou ou o que o deixou ofendido ou magoado.

Winnicott quando observa os bebês que mamam, percebe que muito cedo eles começam a por o dedo deles dentro da boca da mãe. . O bebê está recebendo algo da mãe e quer, espontaneamente, dar algo a ela. Winnicott chama isso de "identificação cruzada". O bebê se identifica com a mãe nesse "dar e receber".

Morder os dedos é um sintoma comum de ansiedade ou tédio. Assim como morder os lábios ou roer as unhas, provavelmente é algo que você faz inconscientemente quando precisa de uma distração, uma saída. Se quiser eliminar esse hábito irritante, tente usar um esmalte de gosto ruim ou uma técnica de distração.

Talvez você se surpreenda em saber que a maioria dos bebês consegue reconhecer o próprio nome aos seis meses de idade e responder a ele ao ser chamado por volta dos nove meses de idade. Esse é um dos principais marcos do desenvolvimento da linguagem receptiva e a base para todas as outras habilidades linguísticas.

Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque. Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia.

Os pais nunca devem bater em seus filhos e nunca usar insultos verbais que possam humilhar ou envergonhar a criança”, disse Sege, principal autor da declaração da Academia Americana de Pediatria sobre punição corporal.

Embora a criança se morder pode ser considerado um comportamento comum, às situações em que ela o faz podem variar. Portanto, é importante observar o cotidiano da criança e identificar padrões para encontrar uma solução adequada para cada caso.

É impulso, que ele canaliza em linguagem corporal. Mas que deve ser repreendido desde a primeira demonstração de agressividade. Essa fase geralmente começa entre 1 ano e meio e 2 anos de idade.

Contato visual: bebês são atraídos por rostos e conseguem até estabelecer uma relação de preferência, mantendo, geralmente, o foco nas expressões faciais dos pais. Portanto, se a criança permanece olhando muito tempo para você, está, de certa forma, demonstrando confiança, resposta emocional e amor.