Quantas sonecas um bebê de 6 meses deve fazer?

Perguntado por: emuniz4 . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.6 / 5 7 votos

2) Muitos bebês de 6 meses ainda precisam de 3 sonecas ao dia.

11 horas

Seis meses, dorme 11 horas por noite e duas horas soneca durante o dia, de 02 a 03 horas cada uma. Nove meses, onze horas por noite, com duas horas soneca durante o dia, de 01 a 02 horas cada uma.

As sonecas diurnas também são importantes nesse processo. Para melhorar o sono do bebê de 2 até 4 meses, por exemplo, é recomendado de 3 a 4 sonecas durante o dia. De 6 a 12 meses, uma média de 2 sonecas durante o dia é o bastante. Já de 1 a 3 anos, apenas uma já basta para regular o sono.

16 horas

Além disso, diz Moreira, para as crianças maiores de 6 meses, o ideal é que a última soneca aconteça por volta das 16 horas, evitando assim, interferências no sono da noite.

Sono de bebês a partir dos 6 meses
Durante esse período você vai perceber mudaças na rotina do sono. O bebê ainda deve dormir cerca de dez horas durante a noite, mas as sonecas do dia irão diminuindo gradualmente até os 9 meses. A partir dai, serão necessárias apenas duas sonecas de dia.

10° salto – +- 1 ano e 6 meses
A partir daqui, começa a fase da desobediência. O bebê já tem algum controle sobre as próprias ações. A maioria, nesta fase, já consegue caminhar, e é difícil impedir que explorem a casa inteira.

Dos 4 aos 5 meses
Nesta faixa etária, espera-se que os pequenos durmam por volta de 12 a 16 horas por dia. Podem ser 2 ou 3 sonecas durante o dia, totalizando 6 horas, e outras 11 horas durante à noite. Espera-se que um bebê de 5 meses durma entre 10 e 11 horas durante à noite.

Essa é a fase onde a criança começa a dar os primeiros passos e, por isso, tem vontade de descobrir o mundo e ser mais independente. No entanto, ela continua sendo dependente e precisando muito dos pais. A crise acontece justamente por isso.

6 à 9 kg

Aos seis meses, os bebês geralmente pesam entre 6 à 9 kg e medem cerca de 62 à 72 cm. O ritmo de crescimento deles irá diminuir se você comparar com os primeiros meses de vida.

Um recém-nascido passa boa parte do dia dormindo. Apesar de cochilar bastante, em média um bebê deve dormir de 12 a 16 horas (contando com sonecas). A partir de um ano de vida, esse tempo diminui, mas até em torno dos cinco, os pequenos devem continuar cochilando durante o dia.

A rotina do sono deve começar aproximadamente na mesma hora em todas as noites. Não precisa ser no mesmo minuto, mas se certifique de que esteja fazendo a rotina do sono próximo ao mesmo horário da noite anterior. Afinal, só será “rotina” se for consistente sempre!

O bebê deverá ser acordado, apenas quando estiver dormindo mais que o número de horas necessárias na noite ou na soneca do dia. Mesmo que o bebê tenha tido uma noite de sono ruim, não é recomendável deixar o bebê compensar as horas ruins de sono da noite, durante o dia.

Reunimos aqui os inimigos do sono do bebê e como afastá-los da rotina da sua família.

  • Falta de rotina. Ter rotina é essencial para a criança. ...
  • Muita claridade. ...
  • Cansaço além do normal. ...
  • Estímulos fora de hora. ...
  • Incômodos.

1. Deixe o bebê no chão, deitado de barriga para cima. Essa é uma das maneiras mais comuns de estimular o bebê a engatinhar.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

A soneca da tarde ajuda os pequenos no desenvolvimento físico e psicológico, justamente por ser nesse período em que a criança produz uma alta quantidade de melatonina, o hormônio responsável pela indução do sono. Quando eles não conseguem descansar nesse período, acontece um efeito chamado pressão de sono.