É normal a cesárea repuxar?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 14 votos

Existe, também, uma questão pessoal, que é como o corpo de cada pessoa reage àquele processo. Então, por exemplo, o organismo de uma paciente pode ter uma resposta exagerada à cicatrização, que é o que chamamos de fibrose, repuxando um feixe nervoso ou causando a aderência de alguma estrutura interna do abdômem.

É extremamente normal o local da cesárea ficar adormecido ou dormente e até mesmo com hematomas não se assuste! Também é possível sentir o local quente e perceber um avermelhado. Neste caso a recuperação não está saindo como deveria e então, o médico deve entrar com medicação para ajudar na cicatrização do corte.

Outros sinais que podem indicar algo errado como inflamação e até infecção da cesariana, são:

  1. Local vermelho;
  2. Cicatriz quente e endurecida;
  3. Dor ou ardência no local;
  4. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos;
  5. Grande sensibilidade durante movimentos como se levantar ou sentar.

A cesariana é uma cirurgia de grande porte. É preciso levar isso em conta para entender (e esperar) que ela cause tanto desconforto quanto dor. Normalmente, contamos com esse quadro nos primeiros quarenta dias após o procedimento; em seguida, esses sintomas tendem a ficar mais amenos.

Quais os sintomas da abertura de pontos?

  • Inchaço no local;
  • Dor intensa;
  • Sensação de calor na região da ferida; sangramento;
  • Sensação de calor na região da ferida; e/ou;
  • Febre.

A deiscência pode acontecer por vários motivos, porém, o mais comum é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica. Essa pressão pode ocorrer pela realização de esforço físico em excesso ou, até mesmo, em casos de tosses ou espirros frequentes.

Logo nas primeiras semanas, a família deve se atentar para complicações que remetam a infecções como dor, mal-estar e calafrios. "Há ainda sintomas menos frequentes como os cardiorrespiratórios, que envolvem risco de trombose, como falta de ar, batedeira ou dores em membros”, diz Roseli.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Como tirar pontos internos de cirurgia? Os pontos internos podem ser, ou não, absorvíveis. Nos casos de pontos não-absorvíveis, eles são feitos para ficarem no organismo de forma permanente. Já nos casos dos absorvíveis, eles serão absorvidos naturalmente pelo corpo em alguns dias.

Tempo de repouso pós cesárea
Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

Dor de cabeça, fisgadas nas costas e incômodo ao manter relações sexuais são alguns destes desconfortos comuns após a cirurgia do parto.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico. Ou seja, qualquer esforço excedente pode causar a ruptura dos pontos que, uma vez abertos, não podem ser fechados novamente pelo cirurgião.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Cesariana. A cesariana é uma cirurgia abdominal, pelo que é normal sentir dores e/ou desconforto nesta zona, devido à incisão e às contrações do útero.