Quanto tempo depois da cesárea pode abaixar?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 8 votos

Dessa forma, a recomendação geral é que ela não dirija entre 4 a 6 semanas após a realização do procedimento, já que a posição e o esforço podem aumentar a dor e o desconforto no local da cicatriz, além de prejudicar a cicatrização.

De acordo com a ginecologista obstetra Isabel Nogueira, a mulher está liberada para a prática de exercícios físicos em cerca de 30 a 45 dias depois de uma cesárea.

Verdade! Principalmente no primeiro mês e até mesmo um tempo depois, o ideal é fazer força somente nos braços — procurando se sentar para pegar alguma coisa pesada — e agachar com as costas eretas para apanhar algo no chão, poupando a coluna que já está fragilizada pelo peso que carregou na gravidez.

RESPEITE O RESGUARDO
O tempo recomendado para retornar a realizar atividade física é de 6 a 8 semanas. O mesmo período é recomendado para a mulher voltar a ter relações sexuais.

Por se tratar de uma cirurgia de grande porte, o corpo pode precisar de, em média, 6 meses para se recuperar totalmente, mas isso varia de mulher para mulher. Em geral, os médicos recomendam que ela permaneça de dois a três dias no hospital antes de voltar para casa.

Logo nas primeiras semanas, a família deve se atentar para complicações que remetam a infecções como dor, mal-estar e calafrios. "Há ainda sintomas menos frequentes como os cardiorrespiratórios, que envolvem risco de trombose, como falta de ar, batedeira ou dores em membros”, diz Roseli.

Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.

A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática.

Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática. Outro ponto importante é que mulheres que tiveram parto normal podem sofrer com dor e serem machucadas na penetração.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

Usando a mesma lógica, outro cuidado valorizado é a não exposição à friagem. O fato de não poder expor-se às correntes de ar frio, denominada pelas mulheres de "friagem", não lavar a cabeça, não andar de pés descalços, não molhar os pés, não sair no sol e nem ficar no sereno.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê.

Para as mães de parto normal, o levante poderá ser realizado com 4 a 6 horas do parto. Já as mães de cesárea deverão permanecer na cama de 8 a 12 horas após o parto, ou conforme orientação médica. Em seguida, é estimulada a andar, para contribuir na recuperação e evitar o acúmulo de gases.