Quanto tempo o corte da cesárea para de doer?

Perguntado por: egodinho7 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 15 votos

A mãe permanece internada no hospital, junto com seu bebê, por 48h a 72h após o parto. Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.

A cesariana é uma cirurgia de grande porte. É preciso levar isso em conta para entender (e esperar) que ela cause tanto desconforto quanto dor. Normalmente, contamos com esse quadro nos primeiros quarenta dias após o procedimento; em seguida, esses sintomas tendem a ficar mais amenos.

Os analgésicos orais são uma forma conveniente e muito usada para aliviar as dores que surgem após a cesariana. Vários tipos e doses de analgésicos, podem ser usados, isoladamente ou em conjunto com outras formas de analgesia.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira.

Isso acontece porque, durante a histerotomia, pode ocorrer a inoculação de células endometriais na incisão cirúrgica. Geralmente, a endometriose costuma aparecer na região lateral da cicatriz, e dentro do período de dois anos e meio após a operação. Mas, ela também pode se desenvolver na região central.

Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são: Vermelhidão no local. Cicatriz quente e endurecida. Dor ou ardência na região.

Existe, também, uma questão pessoal, que é como o corpo de cada pessoa reage àquele processo. Então, por exemplo, o organismo de uma paciente pode ter uma resposta exagerada à cicatrização, que é o que chamamos de fibrose, repuxando um feixe nervoso ou causando a aderência de alguma estrutura interna do abdômem.

Os cuidados depois da cesárea

  1. Descanse bastante. Uma cesariana (ou cesárea) é uma cirurgia de grande porte. ...
  2. 2 – Cuide do seu corpo. Evite exercícios extenuantes, não suba ou desça escadas e não levante nada mais pesado que seu bebê. ...
  3. Alivie sua dor. ...
  4. Concentre-se em uma boa nutrição. ...
  5. Compreenda as mudanças pós-parto.

Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.

A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização.

Evite o sal e beba bastante água. Mulheres que já têm predisposição à retenção de líquido são mais suscetíveis ao inchaço pós-parto. Mas, em menor ou maior intensidade, a maioria deve enfrentar o incômodo. A boa notícia é que ele desaparece entre 4 e 20 dias, em média, depois de dar à luz.