Quais são os sintomas de quebra de resguardo?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 13 votos

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática. Outro ponto importante é que mulheres que tiveram parto normal podem sofrer com dor e serem machucadas na penetração.

A cefaleia pós raqui ou cefaleia pós raquianestesia1 como é também chamada pelos médicos ocorre em alguns casos após a realização da cesárea devido à baixa da pressão interna do crânio, ganhando o nome de hipotensão liquórica.

Cólicas, dor de cabeça e inchaço...
Outro sintoma frequente no pós-parto são os inchaços. “É comum principalmente nas pernas (tornozelos e pés). No caso de cesárea, o inchaço também é comum no local da incisão. Pode durar, em média, de duas a três semanas", afirmou o ginecologista.

Por isso, durante o puerpério, é comum a mulher sentir as emoções à flor da pele, cansaço, esgotamento e vontade de chorar sem motivo aparente. Sendo assim, a intensidade desta fase requer planejamento para a mulher poder passar com mais tranquilidade por estas grandes mudanças.

Não praticar exercícios intensos ou de impacto, sem a autorização médica. Durante as primeiras semanas após o parto, é fundamental que a mulher evite esforços intensos e atividades físicas de alto impacto, como a musculação.

Neste período a atividade sexual já não é recomendada, mesmo para parto normal sem intercorrências pelo aumento da chance de infecção puerperal. A maioria das mulheres não apresenta complicações no parto que possam influenciar sua sexualidade.

Desse modo, evite: pizza, bacon, salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, chocolate, biscoitos, salame, linguiça, salsicha, presunto ou lombo, por exemplo.

Verdade! Principalmente no primeiro mês e até mesmo um tempo depois, o ideal é fazer força somente nos braços — procurando se sentar para pegar alguma coisa pesada — e agachar com as costas eretas para apanhar algo no chão, poupando a coluna que já está fragilizada pelo peso que carregou na gravidez.

Lembre-se: com o tempo o estresse pós-parto normalmente é resolvido, mas é de extrema importância que a nova mamãe saiba que pode pedir ajuda médica e psicológica especializada quando achar necessário, evitando complicações mais graves, como uma depressão, por exemplo.

Fases do Puerpério

  • Imediato (1º ao 10º dia);
  • Tardio (11º ao 42º dia);
  • Remoto (a partir do 43º dia).