Pode dar ovo cozido para bebê de 6 meses?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.9 / 5 14 votos

A partir da introdução alimentar, por volta dos seis meses, o bebê já pode comer ovo. Já houve muita discussão sobre oferecer ou não ovos para crianças. Mas, com o avanço de estudos em relação a alergias, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) hoje é que o ovo pode ser oferecido já aos 6 meses.

A forma mais fácil de oferecer ovo para os bebês aos 6 meses é cozinhar e amassar com o garfo. No entanto, caso a família prefira, também poderá oferecer mexidinho, desde que seja bem cortado. Caso a família opte pelo método BLW/BLISS, o ovo poderá ser oferecido cortado em 4 partes.

seis meses de idade

Por muito tempo acreditou-se que os ovos não deveriam ser oferecidos aos bebês, por ser um alimento alergênico. Pois bem, agora você já sabe que o ovo está liberado a partir dos seis meses de idade, ou seja, logo no início da introdução alimentar.

As gemas dos ovos são ricas em vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K. Essas vitaminas são fundamentais para seu bebê crescer forte e robusto. Essas vitaminas também promovem o crescimento adequado da estrutura facial e dos dentes das crianças.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

Segundo um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences, algumas reações gastrointestinais costumam ser comuns para quem tem a alergia à ovalbumina. Dentre elas, vômito, diarreia, dor abdominal, coceira na garganta e indigestão podem ser sentidos.

Cerca de 5% das crianças hoje no Brasil possuem algum tipo de alergia alimentar. Para prevenção e a redução desse índice, pediatras e nutricionistas sempre recomendam a ingestão do ovo (clara e gema) desde os 6 meses de vida.

As crianças normalmente apresentam urticária ou angioedema, geralmente em minutos ou até duas horas após a ingestão. Embora os sintomas cutâneos sejam os mais comuns, sintomas gastrointestinais ou respiratórios como tosse, sibilância, aperto no peito e na garganta. Hipotensão e colapso também podem ocorrer.

O danoninho é um iogurte famoso, mas você sabia que o próprio fabricante não recomenda o consumo para crianças com menos de 5 anos? Pois é, o produto tem açúcares, conservantes, corantes e outros ingredientes que não são nada indicados para o consumo infantil.

O bebê já pode consumir batata doce desde o início da introdução alimentar, aos 6 meses. Afinal não há contraindicação em oferecer o alimento para bebês, pelo contrário. Ela pode ser introduzida no almoço, jantar e até mesmo nos lanches. E para melhorar a aceitação, varie no preparo.

Uma dica para oferecer o feijão para bebês de forma segura e melhorar a aceitação é adaptar as formas de preparo de acordo com a idade. Aos 6 meses, você pode amassar o feijão com o garfo para servir na colher, podendo ser misturado ao arroz.

Segundo a SBP, não é recomendado a adição de sal em comidas para crianças até seus 12 meses, após esta idade o uso do sal deve ser moderado. A quantidade de sódio suficiente para as necessidades dos bebês nessa fase está em quase todos os alimentos que são consumidos diariamente, como: frutas, verduras, carnes e ovos..

Crianças e adolescentes podem comer ovo até quatro vezes na semana, como prato principal ou ingrediente de outras preparações.