Quanto tempo demora para o útero voltar ao normal depois de uma cesárea?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 10 votos

11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

Especialistas afirmam que levam em torno de 60 dias para o corpo da mulher voltar ao normal, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do tempo da amamentação.

Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

Diminuição do tamanho do útero
Após uma semana, ele pode ser sentido logo acima da sínfise púbica (osso da região anterior da bacia), e na segunda semana, não é mais sentido no abdome. Ele demora de seis a oito semanas para retornar ao tamanho de antes da gravidez.

Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

RESPEITE O RESGUARDO
O tempo recomendado para retornar a realizar atividade física é de 6 a 8 semanas. O mesmo período é recomendado para a mulher voltar a ter relações sexuais.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Para uma cesariana, é feita uma incisão na parte superior ou na parte inferior do útero. Incisão inferior: Esse tipo de incisão é mais comum. A parte inferior do útero é muito fina e tem menos vasos sanguíneos, fazendo com que a perda de sangue seja menor.