Quantos litros de água um bebê de 7 meses deve tomar?

Perguntado por: cportela5 . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.6 / 5 11 votos

A recomendação de água para bebês de 7 a 12 meses é de 800ml/dia, considerando a quantidade presente no leite materno/fórmula. Dessa forma, pediatras e órgãos de saúde recomendam oferecer pelo menos 100mL ao dia. Deve-se oferecer a água nos intervalos das refeições, cerca de 4 vezes ao dia.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA.

Por isso, para evitar a prisão de ventre ou a sobrecarga dos rins, o bebê de 6 a 7 meses deve beber em torno de 700 ml de água por dia, considerando a água do leite materno, a água usada em preparações como sopas, e água pura oferecida ao longo do dia.

O indicado é aproximadamente 100 ml água por quilo da criança, o que gira em torno de 800 ml. Lembrando que, no volume recomendado, consideramos o leite materno ou a fórmula láctea, e também alimentos que possuem água em sua composição.

Seja exemplo, beba água junto com a criança. Melão, melancia, laranja, morango são algumas frutas com alto teor de água e que podem contribuir para a ingestão de líquidos. Evite refrigerantes e bebidas açucaradas. A água é a melhor escolha para manter as crianças hidratadas ao longo do dia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias é mais simples do que parece. São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia.

Sede constante, agitação, cansaço, moleira afundada, boca e pele secas, lábios rachados, olhos fundos, choro sem lágrimas, diminuição da quantidade de urina e urina muito concentrada e de cor amarelada são alguns dos sintomas de que seu bebê pode estar desidratado.

1- Ofereça água
Por isso, no lugar de refrigerantes e sucos, apenas ofereça um copo de água. Além disso, diminuir a quantidade desses substitutos em casa também é uma boa ideia, pois sem outras bebidas disponíveis as crianças irão obrigatoriamente beber água até que se torne um hábito completamente natural.

Ao longo dos 12 primeiros meses de vida, a criança vem em um ritmo acelerado de crescimento, então, o metabolismo está a mil por hora! Sentem fome e aceitam mais a comida. Ao final desse período, pode haver uma redução do apetite justamente pela diminuição da velocidade do crescimento.

No entanto, a decisão mais segura e adequada é sem dúvida a escolha de uma água engarrafada. Isto porque a água mineral natural, pela sua origem subterrânea e localização das nascentes naturais, pela composição estável e porque é bacteriologicamente pura, não precisa de ser fervida.

Até os 12 meses, o recomendado é de 800 ml a 1 litro de água por dia. Entre o primeiro e o terceiro anos de vida, a demanda aumenta para 1,3 litro diariamente, o que inclui sucos e outras bebidas naturais. Entre os 4 e 8 anos, a média sobe para 1,7 litro, e entre os 9 e 13 anos, a quantidade varia conforme o sexo.

Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. Exemplo: Uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia.

E, a partir dos 6 meses, quando o bebê começa a ingerir outros alimentos além do leite materno, a forma de medir a quantidade de leite mudará. Outro indicador para medir a quantidade ideal de leite para o seu bebê é o peso dele. É recomendável consumir 75 ml para cada libra de peso (463 g).

Vale ressaltar que a coloração da urina e a frequência de idas ao banheiro diz muito sobre a hidratação do corpo. Quanto mais claro for o xixi, mais hidratado seu filho está.

Papinhas para bebês de 7 meses: 6 receitas deliciosas

  1. Papinha de mamão. ...
  2. Papinha de maçã e cenoura. ...
  3. Papinha de batata, carne e brócolis. ...
  4. Papinha de frango com mandioquinha. ...
  5. Papinha de abóbora com inhame e frango desfiado. ...
  6. Papa de feijão fradinho com mandioquinha e frango.

Introduza alimentos sólidos, como purês de frutas e legumes, arroz cozido, mingaus e cereais para bebês. É importante introduzir uma variedade de alimentos para expor o bebê a diferentes sabores e texturas. Evite alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras não saudáveis.