Como incentivar bebê de 6 meses a engatinhar?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.7 / 5 2 votos

Essa é uma das maneiras mais comuns de estimular o bebê a engatinhar. O bebê precisa de espaço com liberdade para se movimentar livremente.

Algumas crianças pulam a fase de engatinhar, é verdade. Em geral, não há nada de errado nisso, mas vale acompanhar sempre com o pediatra o desenvolvimento muscular do bebê.

Dicas para incentivar o bebê a engatinhar

  1. Ofereça estímulos. Os estímulos devem ser oferecidos com a criança acordada e tranquila.
  2. Coloque a criança de bruços. ...
  3. Engatinhe com o bebê ...
  4. Não exagere na prática. ...
  5. Mostre objetos. ...
  6. Coloque obstáculos no caminho. ...
  7. Brinque com o bebê

Por volta dos 8 meses o bebê começa a se arrastar e fica em posição para engatinhar. Aos 9 meses ele é capaz de coordenar melhor os movimentos e dar as primeiras engatinhadas. Seu bebê tem 9 meses ou mais e ainda não engatinha? Não se preocupe, as variações no desenvolvimento dos bebês são normais.

De acordo com a Associação Americana de Pediatria (AAP), estes são os tipos de engatinhar mais comuns entre os bebês:

  • Clássico — mãos e joelhos cruzados. ...
  • Urso que engatinha. ...
  • Engatinhar com a barriga. ...
  • Engatinhar com o bumbum. ...
  • Caranguejo que engatinha. ...
  • Rolando. ...
  • Direto para os passos.

Uma maneira de saber que seu bebê está pronto para engatinhar é reparar nos movimentos dele durante o dia a dia. Normalmente, quando começam a se levantar e se apoiar sozinhos ou se balançam para frente e para trás apoiados nos braços e nas pernas, os pequenos já estão preparados para se movimentar.

O público alvo do andador é o bebê que ainda não anda sozinho, a partir dos 6 meses. Trata-se portanto de criança que não tem a menor noção do perigo e pouquíssimo equilíbrio.

Em apenas seis meses, seu frágil bebê recém-nascido se transformou em um bebê feliz e tagarela que é curioso para saber sobre o mundo em sua volta. Aproveite ao máximo esse período alegre e afetuoso, no qual tudo vai fazer com que o seu bebê queira sorrir, gritar, descobrir e experimentar as coisas.

Faça, por exemplo, o movimento da “bicicleta”, simulando a ação das pernas ao pedalar. Oferecer brinquedos de montar para o bebê é outra forma de fortalecer a sua musculatura, assim como o seu desenvolvimento cognitivo e motor.

Esses sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê. Assim, começa o desenvolvimento da fala. Com 6 meses, a criança estará balbuciando. Já aos 9 meses, começará a formular palavras bilabiais como “dada” e, a partir de 1 ano, poderá estar falando palavras como mamãe e vovô.

Quando se preocupar
Caso, aos 7 meses, o bebê não tenha adquirido essas habilidades, é preciso procurar um especialista”, reforça Walkíria. Vale ressaltar, entretanto, que pular a fase de engatinhar direto para a de permanecer em pé com apoio ou ainda arrastar-se, não causa nenhum problema.

12 meses de idade

Apesar de algumas crianças já ensaiarem as primeiras palavras (como papá “papai” e mamá “mamãe”) antes mesmo dos 12 meses de idade, é super normal que a fala destas palavras ocorra entre os 12 e os 18 meses.

A capacidade de se sentar sem apoio se instala a partir dos 6 meses. Porém, cada criança tem o seu tempo. Há casos em que pode ocorrer um pouco antes e um pouco depois. O interessante é que coincide com a fase de introdução dos sólidos.

▫Soldadinho: o bebê fica deitado e se desloca com. os cotovelos no chão e com o pé empurrando – estilo. soldado marchando no chão durante a guerra.

Eles podem começar a rolar para os dois lados, sentar sem apoio e podem começar a engatinhar ou rastejar com movimentos mais precisos. Eles também podem começar a brincar com os pés e alcançá-los, uma indicação de que estão desenvolvendo a coordenação motora e o equilíbrio.

E, para o bebê, significa girar, de barriga para baixo, sobre seu próprio eixo, como um. "ponteiro de relógio".