Quando o RG vai acabar?
até 2032
O atual continua válido até 2032. A substituição poderá ser feita de forma gradual e gratuita. O novo RG terá duas versões: física e digital. A física, em papel ou em plástico, é a forma de assegurar cidadania aos brasileiros que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores.
Quando o RG vai deixar de existir
Adeus ao RG: Número do CPF passará a valer como documento único de identificação; veja o que muda. Até 2032, o RG deixará de existir para dar lugar à Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adotará o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) como padrão de identificação.
Não vai mais existir número de RG
O novo documento, que por enquanto é emitido apenas em 12 estados, vai substituir gradualmente o RG. E, em vez de ter um número próprio, vai usar o próprio CPF como identificação. Hoje, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da Federação.
Como vai ser o novo RG 2023
A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
Qual o documento que vai substituir o RG
Utilizar o CPF como número único vai facilitar a identificação do cidadão.
Como vai ser o novo CPF
Pela lei 14.534, o número de inscrição no CPF constará nos cadastros de todos os documentos. Os novos documentos emitidos ou reemitidos por órgãos públicos ou por conselhos profissionais terão como número de identificação o mesmo número do CPF.
Pode usar CPF No lugar do RG
A identidade digital utiliza o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como “registro geral, único e válido para todo o país”. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, o documento digital evita fraudes, já que proporciona ao governo maior segurança para comprovar a identidade do cidadão.
Porque o RG fica inválido
Esta pendência ocorre quando existe uma identidade cadastrada, porém a mesma não tem o órgão expedidor ou o mesmo está incorreto.
Quanto custa a nova identidade 2023
Segundo informações do Governo Federal, não há custo algum para emitir o novo RG.
Como fazer o novo RG gratuito
A solicitação do novo RG digital pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para realizar o pedido, o usuário deve acessar o aplicativo, ir na sessão "Carteira", tocar no botão de adição (+) e selecionar a opção "Carteira de identidade".