Qual foi o primeiro número de RG?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

De quem foi o RG de número 1? - Quora. O Primeiro RG do Brasil, também conhecido como cédula de identidade, foi de Edgard Costa, emitido no ano de 1907.

A emissão da primeira carteira de identidade no Brasil está completando 115 anos. E o primeiro cidadão contemplado com a carteira no país, em 1907, foi Edgard Costa, então presidente do gabinete de identificação e de estatística da Polícia do Distrito Federal – quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil.

Foi o documento de identidade de Edgard Costa, emitido em 1907. Na época, Costa era o presidente do gabinete de identificação e de estatística da polícia do Distrito Federal, dos tempos em que o Rio de Janeiro era a capital do país. Edgard Costa era advogado e começou no gabinete como auxiliar, em 1905.

A chegada dos Documentos (RG) no Brasil:
No início, ao começar a ser emitido, o documento se chamava Registro Civil. Os RGs além de conterem nome e filiação, traziam informações sobre endereço da pessoa, profissão, impressões digitais e detalhes físicos, como marcas particulares, cicatrizes e tatuagens.

 RG composto por 7 números, sem dígito verificador.  Impressão em computador de grande porte a partir de 1990.

O Registro das Pessoas Físicas tinha seis dígitos. Com a criação do CPF, foi introduzido o sétimo dígito, e criados o oitavo, que era calculado, e o nono, que representava a região fiscal de inscrição.

Surgido em 1983, já na vigência da lei federal 7116/83, tal modelo representou a unificação dos modelos dos documentos de identificação dos estados do país, com o objetivo de reduzir o risco de problemas com identidades fraudulentas.

os oito primeiro dígitos são o número base; o nono dígito define a região fiscal; o penúltimo dígito é o dígito verificador módulo 11 dos 9 dígitos anteriores; o último dígito é o dígito verificador módulo 11 dos dez dígitos anteriores.

Até a década de 80, o registro de nascimento em cartório era feito por declaração verbal do pai ou responsável que, acompanhado de duas testemunhas, obtinha a certidão nessa instituição mediante pagamento. A partir de 1990, passa a ser necessária a declaração de nascimento para proceder ao registro em cartório.

Ele é aquele documento “mãe”, a partir dele é possível tirar a maioria dos nossos documentos. É considerado o documento mais importante do cidadão, pois representa identidade de cada pessoa registrada no Brasil. Você precisa andar sempre com seu RG.