Porque o número do meu RG mudou?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

A medida foi adotada para reduzir o risco de fraudes, já que o número, além de válido em todo o território nacional, é gerado pela Receita Federal (RF). O RG, em contrapartida, é estadual, ou seja, o cidadão pode ter um RG diferente em cada estado do país.

O documento substituirá o RG e usará o CPF como único número de identificação e de validade nacional. Entenda o que mudou e como solicitar o novo RG.

Todo RG precisa ter um dígito verificador, que fica separado dos oito primeiros números do documento.

para alterar os dados biográficos no RG será necessário atualizar também a fotografia do documento; caso o sistema identifique que não é possível fazer a alteração pela internet, você deverá agendar um horário para atendimento presencial.

Mudança no RG
Acontece que cada estado cria seu próprio número de RG, logo, na prática, o cidadão que pedir uma nova via em cada estado consegue ter até 27 números de RG diferentes.

Atualmente, uma pessoa pode ter uma carteira de identidade com um número em um estado e, caso solicite o documento em outro, vai obter um novo número. Dessa forma, um mesmo cidadão pode ter 27 números diferentes de carteira de identidade. A mudança acaba com essa possibilidade e coíbe fraudes.

O novo RG. Para aumentar a segurança contra falsificação, foi criada a nova versão do RG. Um dos itens de proteção é o número de série do documento. Outro é um QR Code que apenas órgãos federais serão capazes de visualizar e autenticar as informações.

Número do RG
É apenas uma sequência de números utilizada para identificar os brasileiros. Cada estado possui autonomia para estabelecer as regras de emissão do RG. O número do RG está localizado no verso do documento, na parte atrás da foto, e é identificado pela sigla RG ou Registro Geral.

Como encontrar o número do RG pelo CPF no PC

  1. Acesse meu.inss.gov.br;
  2. Entre com seu CPF e senha;
  3. Acesse a página com suas informações e depois o campo “Meu Cadastro”;
  4. Em “Dados Cadastrais”, role a página até o campo “Documentação” para encontrar seus dados pessoais;;
  5. Os dados referentes ao RG estarão em “Identidade”.

 Número do RG (formado pelo ano de expedição com 2 ou 4 dígitos)  + nº do RG (6 dígitos).

Estipula-se provisoriamente que o custo pela emissão deve ser o mesmo praticado atualmente para um RG convencional, que gira em torno de R$ 12,00 a R$ 17,00. Atualmente o Governo Federal não menciona um valor fixo a ser pago pelo cidadão, no entanto, conforme a transição avança, novas informações serão repassadas.

A validade da Carteira de Identidade não poderá ser negada com fundamento no disposto nos incisos III e IV do caput quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de sessenta anos."