Quando o leite não coalha com o coalho O que eu posso fazer?

Perguntado por: nbrito9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Se o leite não tiver coalhado o suficiente para sua receita, você pode deixá-lo descansando um pouco mais ou devolvê-lo ao fogo.

Quando a coalhada fica mole O que fazer? Leve a vasilha para a geladeira e deixe o iogurte escorrer por 24h. Transfira a coalhada, já bem consistente, para outra vasilha de vidro esterilizada com tampa e armazene na geladeira por até 7 dias.

Muitos usam, para isso, “leitelho” (soro do leite), vinagre ou limão. Esses aditivos ácidos fazem com que a proteína presente no leite, conhecida como caseína, induza a produção de ácido lático, causando o coalho do leite.

O coalho, por ser uma enzima atua sobre as proteínas em uma faixa de temperatura específica, que é de entre 35 a 36 graus C para uma coagulação normal de 45 a 60 minutos. Abaixo desta temperatura a coagulação demora muito para ocorrer. Acima desta temperatura as enzimas desnaturam (perde a função de coagular).

Geralmente, por causa da falta de higiene na hora da ordenha ou até por falhas no sistema de resfriamento.

Para ressuscitar um pedaço (ou fatias) de queijo que ficou ressecado, deixe-o por alguns minutos mergulhado em leite morno, assim o queijo ficará macio novamente.

A temperatura do leite deve estar entre 32 ºC e 34 °C, que é a faixa de temperatura ótima para a atuação do coalho.

Leite Azedo: - Acidificou naturalmente, sem fervura e não houve separação do soro. Leite Coalhado: - Leite azedo que foi fervido, resultando na separação do soro.

Creme de leite no fogo
Mas calma que nem tudo está perdido! Se ainda assim talhar, basta dissolver 1 colher (sopa) de maisena em 1/4 xícara (chá) de leite ou água e, em seguida, adicionar à panela. Aí é só retornar a panela ao fogo baixo e ir misturando tudo delicadamente até a mistura ficar cremosa.

Após formar os coágulos de coalho, deve-se quebrar os coágulos com a ajuda de uma colher. Deixe descansar novamente até que mais soro seja formado. Para drenar todo o soro, deve-se retirar o soro com o auxílio de uma concha, separando da parte sólida que foi formada.

Pode-se tentar resolver, amornando um pouco o soro, imergir a forma neste soro e deixar alguns minutos e prensar novamente.

Se o coalho for adicionado em excesso, o efeito residual da enzima causará o acúmulo dos peptídeos amargos. O uso de coagulantes de baixa especificidade e termorresistentes não são recomendados para queijos de maturação média ou longa.

Escolha o coagulante certo para aumentar o rendimento
Combinar isso com uma menor atividade proteolítica geral ao processo de produção resulta em um queijo com maior rendimento e melhor distribuição de umidade. Além disso, é importante ter uma enzima coagulante altamente específica para a k-caseína.

Sim, a alta temperatura é capaz de eliminar essa e outras bactérias maléficas. Não tome o leite direto da vaca! Ele pode transmitir diversas doenças, inclusive a tuberculose. Isso acontece porque, ao se contaminar com a doença, o animal acaba passando-a para o seu leite.

O leite proveniente de uma vaca doente pode causar problemas digestivos, como prisão de ventre, indigestão, refluxo e até transmitir doenças crônicas, como tuberculose e brucelose. Por isso, a venda de leite cru é proibida no Brasil desde 1969.