Quando o intestino afeta a bexiga?

Perguntado por: afernandes8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A acumulação de fezes no intestino favorece o aumento de pressão na bexiga, o que pode contribuir para os sintomas associados à síndrome de bexiga hiperativa, explica o Departamento de Urologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Definição. A disfunção vesical e intestinal é a associação de alterações funcionais na fase de enchimento vesical (hiper ou hipoatividade de detrusor), na fase de esvaziamento vesical (disfunção miccional) e constipação intestinal funcional em crianças neurologicamente normais.

Sintomas de bexiga inflamada: veja quais são eles e como tratar a doença da melhor forma

  • Urgência e aumento da frequência miccional;
  • Baixo volume de urina em cada micção;
  • Ardência ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga;
  • Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.
  • Cistite intersticial.
  • Estenose de uretra.
  • Incontinência urinária feminina.
  • Incontinência urinária masculina.
  • Distúrbios da micção em mulheres.
  • Divertículos uretrais.
  • Fístulas urinárias.
  • Tratamentos cirúrgicos de incontinência urinária.

Sintomas de obstrução intestinal
A obstrução completa provoca uma obstipação grave, enquanto a obstrução parcial pode causar diarreia. Com o estrangulamento, a dor pode se tornar grave e constante. A febre é comum e particularmente provável se a parede intestinal sofrer ruptura.

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.

A hérnia de disco, se não tratada corretamente, também pode causar a síndrome da cauda equina, que ocorre quando as vértebras da coluna lombar comprimem os nervos lombares, provocam a perda de controle intestinal e da bexiga, podendo até mesmo causar danos neurológicos, além de muita dor.

Isto posto, os principais sintomas da inflamação na bexiga, são:

  1. Vontade frequente para urinar, porém com pouco volume de urina;
  2. Dor ou ardência ao urinar;
  3. Presença de sangue na urina;
  4. Urina escura, turva e com cheiro muito intenso;
  5. Dor no fundo da barriga ou sensação de peso;
  6. Mal-estar geral ou fraqueza no corpo.

A urografia excretora é uma radiografia do sistema urinário, realizada após a injeção de um contraste administrado por via venosa.

A vontade frequente de ir ao banheiro, aquela dor ou ardência ao urinar e até a incapacidade de segurar a urina podem ser mais que inconvenientes. Essas são situações que podem estar relacionadas com problemas na bexiga, ainda que esses possam ser sintomas de outras condições.

O sistema nervoso simpático contrai o esfíncter de músculo liso. O sistema nervoso parassimpático contrai o músculo detrusor da bexiga através de fibras colinérgicas.

Os remédios mais utilizados contra a cistite são os antibióticos que agem sobre as bactérias que habitualmente provocam infecção urinária, principalmente contra a bactéria E.coli. As melhores opções de tratamento empírico (sem orientação do antibiograma) incluem: Nitrofurantoína 100 mg de 12/12 por 5 a 7 dias.

Pode ocorrer perda involuntária de urina; Dificuldade na passagem da urina, durante os primeiros segundos de micção; Urgência e aumento da frequência urinária; Dor e irritação na vagina durante o contato sexual.