Quando não fazer bioimpedância?

Perguntado por: ibittencourt2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Pessoas com placas metálicas, pois pode resultar em uma leitura errada de bioimpedância, subestimando a gordura e superestimando a massa magra.

Quem não deve fazer o exame de bioimpedância
Quem não deve fazer o exame são pessoas com algum objeto metálico dentro do corpo (como placas, por exemplo), além de usuários de marca-passo, ou até mesmo gestantes.

Sobre a preparação para o exame de bioimpedância
Evitar comer e tomar café nas quatro horas anteriores. Não ingerir bebida alcoólica nas 24 horas anteriores. Beber de 2 a 4 copos de água duas horas antes do exame. Não passar creme nos pés ou nas mãos.

Tente não realizar exercícios 12 horas antes do exame; Prefira não ingerir café e bebidas energéticas 12 horas antes do exame; Aguarde de 2 a 3 horas após a última refeição para fazer o exame; Para mulheres: evite realizar a medição no período pré-menstrual ou menstrual.

Qual a precisão de uma balança de bioimpedância? A pesagem feita pela balança de bioimpedância é um método de avaliação não invasivo, prático e rápido para ser executado, exige pouca manutenção do equipamento e possui margem de erro entre 2 a 3% para porcentagem de gordura corporal.

Fazer jejum de 4h; • Usar o banheiro antes do teste; • Não fazer exercícios antes do teste. Dura em média 10 minutos. Pessoas com marca-passo, pinos e placas metálicas não podem realizar o exame. Não realizar o exame durante o período menstrual.

5Não conduzir o teste após o banho ou sauna. A transpiração causa mudanças temporárias na composição corporal. Tomar o banho no mínimo 1 hora antes do teste.

Só que existe uma verdade indiscutível: o seu corpo não é feito por números. Os números nunca definiram ninguém e, se tratado do nosso corpo, a bioimpedância pode sim ter impressões erradas sobre quem somos.

Hidratação: Dependendo da quantidade de água ingerida, pode fazer com que a massa livre de gordura (músculo e osso) seja subestimada. Atividade recente de exercício: Exercícios com alta intensidade realizados antes das medições pode afetar o resultado do exame.

Mulheres no período menstrual tendem a reter mais líquidos, podendo assim, interferir no resultado obtido.