Quais são os sintomas de veia entupida na perna?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

O Dr. Amato ressalta a importância de procurar um cirurgião vascular ao apresentar sintomas como dor, inchaço, peso nas pernas, cansaço, perda de pelo, feridas, formigamento, dificuldade para caminhar ou vermelhidão na perna. Ele destaca que algumas dessas condições podem ser graves e requerem tratamento adequado.

Na maioria dos casos, os pacientes costumam apresentar dor, inchaço e vermelhidão na perna que está com a veia entupida. Outros sintomas possíveis são: calor nas pernas, dificuldade para andar, inchaço intenso e pele de cor esbranquiçada ou azulada.

Com o avançar da doença gera dor para andar (a chamada claudicação intermitente). Nos estágios mais avançados gera dor mesmo em repouso na perna e no pé e por fim a falta de circulação pode ser tão grave a ponto dos tecidos das extremidades “morrerem” e aparecerem as feridas, necroses e gangrenas.

A angioplastia de membros inferiores é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para desobstrução das artérias das pernas, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres e próteses endovasculares.

Dizemos que uma veia está entupida quando o fluxo sanguíneo nessa região é interrompido e o sangue fica estagnado. Esse acúmulo de sangue gera vários desconfortos, além de doenças graves. Uma das regiões mais afetadas por veias entupidas são os membros inferiores, mais precisamente na região da panturrilha.

Caminhada não tem restrição e é um excelente exercício para pessoas portadoras de LDL alto.

Em cada perna, temos 2 veias safenas: uma maior que vai da virilha até o pé, chamada veia safena interna ou magna, e uma menor, que vai do joelho até o pé, correndo na face posterior da perna, a veia safena externa ou parva.

Resposta verificada por especialistas. A veia que tem conexão com o coração e passa pela perna e a veia cava inferior, que está localizada tanto na perna direita quanto na esquerda. A veia cava inferior é responsável por levar o sangue rico em gás carbônico para o coração, para que ele seja oxigenado no pulmão.

A artéria femoral foi o segmento distal da artéria ilíaca externa na coxa, emitiu a artéria circunflexa lateral do fêmur no terço proximal do membro e se ramificou em dois ramos, ascendente e descendente, se distribuindo no músculo vasto medial e reto da coxa.

Com o termo safena costuma-se designar ao menos uma das veias safenas do corpo humano. Além disso, em cada uma das pernas temos duas veias safenas principais: veia safena parva ou externa: a veia parva se localiza na parte posterior da perna, indo do tornozelo até a altura do joelho.

ANGIOPLASTIA. A angioplastia é a cirurgia adequada para a desobstrução da artéria, que previne a ocorrência de infartos. Neste procedimento, um cirurgião vascular utiliza um cateter que é colocado dentro da artéria para abrir espaço e facilitar o fluxo sanguíneo.

É um desconforto ou dor no quadril, glúteos, coxas, panturrilha ou pés que limita a distância para caminhar e geralmente é aliviada com o repouso por 2 a 3 minutos. Entre os pacientes com DAOP mais grave há incidência de 60% de doença coronariana.

A substância estatina, um conhecido medicamento para o controle do colesterol, pode ainda ser benéfica no combate à formação de coágulos em vasos sanguíneos.

Além de ser o padrão-ouro para a identificação dessas obstruções, a cinecoronariografia também determina se há a necessidade ou não do seu tratamento. De modo geral, o cateterismo é um exame bastante rápido, realizado em torno de 15 a 20 minutos.

Deve ser consultado de imediato um médico especialista (flebologista, angiologista, cirurgião vascular, médico de família), visto que uma inflamação das veias superficiais pode alastrar para o sistema venoso profundo e causar uma trombose venosa profunda perigosa.

Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável.