Quais são os três sistemas energéticos?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

1 – Todos os três sistemas de energia (ATP-CP, glicolítico e oxidativo) participam no fornecimento de energia para todas as durações do exercício.

Três sistemas energéticos fornecem ATP para o trabalho muscular: o sistema de fosfocreatina, o sistema glicolítico anaeróbio e o sistema oxidativo.

Significado de Sistema Energético
O sistema energético está fundamentado nas fontes energéticas utilizadas para a produção, transmissão, distribuição e consumo de energia, seja ela elétrica ou de outro tipo. Ou seja, está relacionado com a matéria utilizada para a geração de energia.

- Sistema Anaeróbico Aláctico ou ATP-CP: Produção de energia a partir da utilização dos estoques de um composto armazenado dentro das células musculares, a creatina-fosfato ou CP, que aumenta na proporção direta do aumento da massa muscular, e sustenta principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração.

A síntese e ressíntese do ATP pode ocorrer através de duas vias; a via anaeróbica e a via aeróbica.

  • pela via anaeróbica o ATP é sintetizado e ressintetizado através da creatina fosfato (CP) e da glicólise (quebra da glicose).
  • pela via aeróbica a síntese e ressíntese do ATP ocorre através da fosforilação oxidativa.

O que é ATP? A ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula carreadora da energia química utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.

O sistema aeróbio corresponde ao uso de O2 para a degradação de carboidratos, gorduras e em alguns casos pode-se chegar também à degradação de proteínas (CAPUTO et al., 2009). Utilizam o sistema oxidativo para geração de energia, sendo este o último grau de produção de energia (WILMORE et al., 2013).

Já o exercício anaeróbico se caracteriza por ter alta intensidade, curta duração e trabalhar menos músculos que os exercícios aeróbicos. Atividades anaeróbicas proporcionam o ganho de resistência localizada, ou seja, é uma ótima pedida para quem deseja aumentar o fortalecimento muscular.

  • Fontes Fósseis.
  • Fontes de energia renováveis.
  • Energia Hidráulica.

Os principais processos envolvidos no metabolismo energético da célula são a fotossíntese e a quimiossíntese, que produzem matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas simples, e a respiração aeróbia, a respiração anaeróbia e a fermentação, que liberam a energia contida nos alimentos orgânicos.

Sistema anaeróbico alático
Esse processo também é chamado sistema fosfagênico e é geralmente produzido por movimentos explosivos. A energia, nesse processo, depende das reservas de ATP e fosfocreatina que estão presentes no músculo.

Nesse processo metabólico o corpo produz energia sem usar o oxigênio. O anaeróbio tem duas fases, alático e lático. O alático é conhecido como mecanismo fosfocreatina ou ATP-CP (não se preocupe não vou confundir muito sua cabeça com fisiologia). Nesse sistema o corpo fornece cerca de 10 segundos de energia.

sistema aeróbio

O sistema aeróbio é um complexo de vários componente distintos. Isto ocorre em função da sua habilidade de utilizar como substratos carboidratos, gorduras e proteínas e também porque existe a produção de CO2 e água como produto final. Assim, este sistema tem uma capacidade maior de produzir ATP.

Para formar o ATP as células recorrem à fermentação ou a respiração celular. Existem dois tipos de fermentação, ambas produzem apenas 2 moléculas de ATP e geralmente ocorrem em microrganismos (bactérias e fungos). Porém, a fermentação também ocorre em células humanas, como as musculares (fermentação láctica).