Qual é a função das mitocôndrias?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.

As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.

A mitocôndria compreende uma organela citoplasmática com a função de produção de energia. Por meio dela, as células são capazes de realizar seus processos bioquímicos básicos, que permitem que exista uma funcionalidade dentro das células.

A função da célula é realizar todas as funções necessárias à vida, como por exemplo a obtenção de energia e a reprodução. Por isso a célula é a unidade fundamental dos seres vivos. As células é a unidade fundamental do corpo e do funcionamento.

Hábitos que aumentam a atividade das mitocôndrias
Exercício físico – o exercício físico eleva a temperatura corporal, gerando um estresse oxidativo momentâneo, e, como resposta, um aumento da função e do conteúdo mitocondrial nas células, que pode se refletir na desaceleração do processo de envelhecimento.

Quanto mais mitocôndrias saudáveis, mais energia e saúde o corpo está propenso a ter. Para o estímulo dessa produção, a prática do exercício aeróbico intenso, a restrição calórica, a exposição ao frio, a suplementação de alguns nutrientes e a adoção de uma dieta cetogênica são algumas das estratégias já estudadas.

Alguns tecidos apresentam uma maior quantidade de mitocôndrias quando comparados com outros. Esse é o caso das células do tecido muscular estriado cardíaco, que é rico nessas organelas em razão da sua necessidade constante de energia.

Pontos Principais: Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.

A mitocôndria é uma organela vital para o organismo, pois produz, a partir dos alimentos, a maior parte da energia usada pelas células. Embora pareça um contrassenso, há evidências de que um leve comprometimento da função mitocondrial esteja associado ao aumento da longevidade.

Somente as mães transmitem as mitocôndrias e, consequentemente, o DNA mitocondrial para os descendentes. Parte da explicação de como ocorre a herança materna das mitocôndrias se origina no próprio processo de fertilização. As mitocôndrias estão localizadas nas caudas dos espermatozoides.

O corpo humano é composto por 37,2 trilhões de células. Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus.

óvulo

A maior célula humana é o óvulo, gameta sexual feminino. As mulheres já nascem com todos os seus óvulos, que começam a amadurecer na época da puberdade, cujo sinal é a primeira menstruação.

espermatozóide

Há células pequenas e grandes. A menor celula do corpo humano por exemplo, é o espermatozóide, ja a maior é o óvulo.

Existem também vários suplementos que podem melhorar a função mitocondrial e proteger as mitocôndrias, entre eles: Antioxidantes: inibem a ação negativa do excesso de radicais livres (estresse oxidativo) nas células e mitocôndrias, os mais comuns são a vitaminas C e E, selênio, ácido alfa lipoico (ALA).

As mitocôndrias são encontradas em células eucariontes. Mitocôndrias estão relacionadas com o processo de respiração celular e são encontradas em maior número em células que apresentam grande atividade metabólica. Mitocôndrias são organelas que apresentam dupla membrana.