Porque os ribossomos estão associados a retículo endoplasmático rugoso?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Os ribossomos presentes na membrana do retículo endoplasmático rugoso sintetizam proteínas que são lançadas no interior da organela, a qual tem o papel de garantir que elas fiquem separadas das proteínas produzidas no citoplasma e sejam posteriormente enviadas para outras partes das células ou ainda para fora delas.

Os ribossomos ligados à membrana do Retículo Endoplasmático sintetízam proteínas que possuem como destinos finais: lisossomos, membrana celular e meio extracelular. Entretanto, todos os complexos iniciais de mRNA ligados a ribossomos estão no citossol, necessitando asssim, serem levados até o retículo endoplasmático.

A conexão do RER com o núcleo da célula faz com que a síntese de proteínas seja mais eficiente. Os sinais enviados são rapidamente recebidos pelo núcleo para iniciar o processo de transcrição do DNA. Na presença de proteínas inativas, ocorre a facilitação do envio de sinais diretos para o melhoramento do processo.

Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa. Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias.

Ribossomos são encontrados nas células sob duas formas: livres e associados ao retículo endoplasmático. Eles existem em várias localidades dentro da célula; entretanto esta localização depende da função da célula.

Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, um maior e uma menor, constituídas por moléculas de RNA (ácido ribonucleico) e proteínas.

Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas.

O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio, servindo como uma fonte de armazenamento intracelular.

Resposta: a) O retículo endoplasmático rugoso tem esse nome por causa dos ribossomos encontrados ao longo de sua estrutura. Os ribossomos, por sua vez, são estruturas formadas nos nucléolos. Aliás, ambos são constituídos basicamente por RNA.

Relação entre Retículo Endoplasmático e Complexo de Golgi: O Retículo Endoplasmático está diretamente ligado ao Complexo de Golgi, uma vez que é responsável pelo transporte de substâncias para o Complexo de Golgi, onde são processadas e empacotadas.

ribossomos

Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas.

Os ribossomos são considerados organelas não-membranosas e existem abundantemente, na ordem de milhões, nas células eucarióticas - com exceção dos espermatozoides, que não possuem ribossomos.

Os tipos de retículos endoplasmáticos
A diferença entre os dois é simples, o rugoso, em sua parede externa, possui ribossomos, que são pequenos organóides fabricantes de proteínas. O liso, não possui estes ribossomos (por isso ele chama liso).

Os ribossomos são materiais celulares responsáveis pela produção de proteínas de todos os aminoácidos. Eles são compostos de complexos de RNAs associados às proteínas. O número dessa organela citoplasmática oscila, pois depende da atividade que ela desempenha na célula.

Os ribossomos são formados por duas subunidades. Nas células eucariontes, os ribossomos são formados no núcleo da célula. O RNAr é produzido no nucléolo e as proteínas, que fazem parte da estrutura do ribossomo, são produzidas no citoplasma.