Qual é o exame de imagem mais completo?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais completo que existe atualmente. Com ele os médicos conseguem analisar mais precisamente os tecidos do corpo humano, assim como músculos e outros órgãos. A RM é muito utilizada para estudos neurológicos e para a investigação de tendões, mamas e lesões no fígado.

A tomografia é uma espécie de raio X amplo e detalhado, trazendo maior resolução e quantidade de imagens. Esse exame permite a reconstrução do corpo tridimensionalmente, sendo indicado principalmente para análise de estruturas que não aparecem no raio X convencional, como edemas e cálculos renais.

A Ressonância Magnética de Corpo Inteiro é um importante exame no diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças. Através dele pode-se analisar diversos órgãos, tecidos e estruturas, auxiliando a identificar diversas patologias.

Precisão das imagens
No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.

O uso da ultrassonografia pode ser solicitado para avaliar órgãos, como o fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, próstata, pelve feminina e entre outros. Sinônimos: Ultrassom, ultrassonografia, ecografia e US.

Estuda-se o sistema osteomuscular, órgãos e sistema circulatório, visando estadiar tumores e cânceres dificilmente detectados por outros métodos.

O raio ultrapassa o corpo e faz uma sombra onde colide, imprimindo a imagem do filme que está do outro lado. O Ultrassom é recomendado para avaliações vasculares, musculares e abdominais. É capaz de detectar pedras nos rins e problemas na tireoide, por exemplo.

O preço por exame varia bastante, pois há tomografias mais ou menos complexas. Sem falar na localidade e quantidade de lugares que realizam o exame, o que também influencia no custo. Uma rápida pesquisa online revela valores de R$ 120,00 até mais de R$ 2.000,00, conforme o tipo de TC.

Tomografia computadorizada
É um exame de imagem usado para detectar vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de pâncreas.

A tomografia é rápida, além de enxergar muito bem ossos e o interior de órgãos como o pulmão. Também pode ser combinada com uma substância radioativa para encontrar tumores. Já a ressonância consegue caracterizar tecidos em detalhes ao identificar o que é água e o que é gordura.

Enquanto a tomografia é contraindicada para gestantes e pessoas alérgicas ao iodo, a ressonância magnética não pode ser realizada por pessoas portadoras de marca-passo, desfibrilador cardíaco implantável, stent vascular, implante coclear, próteses ortopédicas, clipes vasculares metálicos, prótese vascular, DIU, e que ...

Tomografia x Ressonância
Em alguns casos, apenas a tomografia computadorizada já será suficientemente clara para sanar as dúvidas do médico em sua investigação, sem a necessidade de submeter o paciente a uma ressonância.