Quem não pode fazer radioterapia?

Perguntado por: amonteiro6 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A radioterapia pode não ser recomendada se o/a paciente: Já tiver feito radioterapia prévia na mama. Tiver alguma doença que apresente maior sensibilidade aos efeitos da radiação, como alguns casos de Lupus Eritematoso sistêmico, esclerodermia e outros. Estiver grávida.

Alguns possíveis efeitos tardios da radioterapia são: infertilidade (se a região pélvica foi irradiada), problemas cardíacos ou pulmonares (se a região torácica foi irradiada), alterações na cor da pele, problemas cognitivos ou emocionais (se a região da cabeça, pescoço ou o cérebro foi irradiada), osteoporose e ...

O término do tratamento radioterápico pode ser um momento de emoções mistas. Você provavelmente vai se sentir aliviado, mas também pode sentir ansiedade e incerteza. Nessa fase, é normal experimentar mudanças emocionais. Por isso é, importante dar-se tempo para se ajustar e lidar com elas.

No caso de câncer disseminado, a quimioterapia é a melhor alternativa pois atinge todos os tecidos do organismo, chegando aonde a radioterapia não consegue chegar. Assim, é feito um tratamento mais completo, como uma varredura em busca das células afetadas.

A radiação emitida pela radioterapia externa atravessa o corpo do paciente e não impregna em seu interior. Portanto, o paciente não fica radioativo e não há problemas de contato com outras pessoas.

O paciente fica em repouso após o procedimento e, depois, pode voltar às suas atividades normalmente. A quimioterapia e a radioterapia podem ou não acompanhar a cirurgia, sendo administradas de forma complementar ou individual.

Radioterapia - A dor pode desenvolver-se após o tratamento radioterápico e também desaparecer espontaneamente. Mas, algumas vezes a dor pode persistir durante meses ou anos após o tratamento, especialmente em casos de irradiação do tórax ou da medula espinhal.

A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

Qual o tratamento mais moderno para câncer? Um dos tratamentos mais modernos e revolucionários para o câncer é a terapia CAR-T (receptor de antígeno quimérico), uma forma de imunoterapia que reprograma as células do corpo contra a doença.

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

O tratamento particular da radioterapia custa de R$ 4 mil a R$ 12 mil. As sessões são diárias e duram cerca de 20 minutos. Durante dois anos, vários pacientes buscaram tratamento em São Paulo, como é o caso do aposentado Jairo Cobianchi.

No geral, as sessões de radioterapia são realizadas de segunda a sexta-feira, por seis a sete semanas. Em média, cada sessão de radioterapia dura vinte minutos.

As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

Mas se o paciente estiver se sentindo bem, com indicação médica, os exercícios de intensidade moderada estão liberados. E como geralmente os cateteres ficam aplicados na parte superior do braço, a dica é não pegar muito peso nesta região.

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.