Quantos dias na semana faz radioterapia?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

No geral, as sessões de radioterapia são realizadas de segunda a sexta-feira, por seis a sete semanas. Em média, cada sessão de radioterapia dura vinte minutos.

Quanto tempo dura uma sessão de radioterapia? Embora o número de tratamentos administrados varia dependendo do tipo de tumor, estado de saúde geral do paciente e da técnica de radiação utilizada, os tratamentos são normalmente realizados cinco dias por semana durante seis a sete semanas.

A Radioterapia é realizada todos os dias da semana (de segunda a sexta-feira) por um período que pode variar de 5 a 6 semanas no tratamento convencional e de 3 a 4 semanas na radioterapia hipofracionada.

O paciente fica em repouso após o procedimento e, depois, pode voltar às suas atividades normalmente. A quimioterapia e a radioterapia podem ou não acompanhar a cirurgia, sendo administradas de forma complementar ou individual.

Na maioria dos casos a radioterapia é administrada em doses diárias, cinco vezes por semana, com duração de aproximadamente 20 minutos para cada dose. O número total de aplicações dependerá da dose diária, da sensibilidade do tumor e dos tecidos vizinhos incluídos no campo de irradiação.

E que, normalmente, nos casos de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, as sessões são diárias. No geral, as sessões de radioterapia são realizadas de segunda a sexta-feira, por seis a sete semanas.

O número de sessões depende do local da doença do paciente e do tratamento que já foi realizado anteriormente, como cirurgia ou quimioterapia.

Os efeitos colaterais da radioterapia na região do abdômen podem incluir: problemas na pele, perda de pelo do corpo, náuseas e vômitos, indigestão, gases, perda de apetite, diarreia ou constipação, úlceras estomacais, enterite por radioterapia e problemas renais.

O câncer pode voltar mesmo após um tratamento correto, com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia. O risco da doença retornar depende do tipo do tumor, pois existem tumores com chances maiores de voltar do que outros, e do tamanho do tumor ao ser diagnosticado, também chamado de estadiamento.

No momento da aplicação, a equipe de radioterapia posiciona o paciente (geralmente deitado) e o equipamento de forma que a radiação seja aplicada diretamente sobre a região do tumor. As sessões são feitas todos os dias e sua duração é variada, conforme a necessidade do tratamento.

O paciente pode ficar tranquilo porque sua família, amigos e colegas de trabalho não estarão expostos a nenhum tipo de radiação”, ensina Ferrigno.