Qual o melhor corticoide para alergia?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

A prednisona é receitada para diversas condições clínicas mais intensas por sua alta eficácia no controle de inflamações.

A Mometasona é um dos mais potentes corticoides, apresentando ação exsudativa e anti-inflamatória em dermatoses e dermatites. Na forma de xarope também é usada no tratamento de rinite alérgica, asma alérgica, entre outras doenças respiratórias.

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides. A dexametasona é 30 vezes mais potente que o cortisol.

Qual o melhor antialérgico para alergia na pele? O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.

Ambos os fármacos têm as mesmas indicações e posologias.
Mas, alguns pacientes com disfunção hepática podem ter mais vantagens com a prednisolona, já que não requer biotransformação hepática. Porém, como os medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis, é necessária a prescrição médica para a mudança.

Triancinolona → 5 vezes mais potente que o cortisol. Metilprednisolona → 5-7.5 vezes mais potente que o cortisol. Betametasona → 25-30 vezes mais potente que o cortisol. Dexametasona → 25-30 vezes mais potente que o cortisol.

Os corticoides são medicamentos anti-inflamatórios que podem ser utilizados em conjunto com os antialérgicos para tratamento de algumas condições clínicas, porém são medicamentos de classes diferentes, portanto atuam de maneiras diferentes no organismo.

Quando seu corpo detecta uma substância estranha, como um alérgeno, ele responde produzindo histamina e outros compostos inflamatórios. Essas substâncias causam sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão. Os corticóides ajudam a reduzir a inflamação e a aliviar os sintomas das alergias.

A dexametasona é usada principalmente em afecções alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticoides.

Os efeitos colaterais do corticoide são mais comuns em casos de uso prolongado. Entre eles, a pessoa pode ter cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia, aumento de colesterol e de triglicerídeos, dor de cabeça e glaucoma.

Corticosteroides inalados e aqueles aplicados diretamente sobre a pele provocam muito menos efeitos colaterais do que os corticosteroides administrados por via oral, intravenosa ou por injeção.

O uso prolongado de prednisona pode causar: catarata subcapsular posterior (especialmente em crianças); glaucoma com risco de lesão do nervo óptico e aumento do risco de infecções secundárias nos olhos por fungos ou vírus. Entre em contato com o seu médico caso desenvolva uma visão turva ou outros distúrbios visuais.

Os antialérgicos de segunda geração são os mais potentes e aliviam os sintomas das doenças alérgicas por uma duração maior do que os antialérgicos de primeira geração.