Qual tipo de exame de sangue detecta alergia na pele?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.

Exames simples como o hemograma completo podem sugerir alergia quando há aumento de eosinófilos (células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo). A dosagem da Imunoglobulina E total pode ser feita em pacientes com história de rinite, asma e dermatite atópica.

Para isso, é utilizada a dosagem de IgE (Imunoglobulina E) específica, que serve para verificar o nível de sensibilidade em diversas reações alérgicas. Os testes de sangue conseguem rastrear diferentes gatilhos de alergias comuns, incluindo as provocadas por pelos de animais, poeira (ácaros), pólen, baratas e fungos.

Quanto custa um exame de IgE Específico? O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 30,00 e R$ 150,00. Como fazer seu exame de IgE Específico?

IgE total. Esse exame é realizado para testar os níveis totais de IgE no sangue a fim de confirmar reação alérgica. Basicamente, se a taxa estiver mais alta que o normal, provavelmente significa que o paciente possui algum tipo de alergia.

Existem testes para diagnosticar qualquer tipo de alergia

  1. Testes de leitura imediata e de contato com a pele;
  2. Exames laboratoriais de IgE total e IgE específica no sangue;
  3. Testes de provocação.

Os principais tipos de exames de sangue para alergia são o IgE total e o IgE específico. Com estes testes, é possível descobrir se você é realmente alérgico e quais agentes e substâncias provocam a sua alergia. Provavelmente, a maioria das pessoas que lê este artigo já passou por alguma crise alérgica.

O valor normal da IgE geralmente é abaixo de 150 UI/ml e valores e valores superiores a 333 UI/ml estão consistentemente associados à presença de atopia.

Por exemplo: na suspeita de uma urticária crônica induzida ao frio, pode ser feito, pelo seu médico, o teste do cubo de gelo. Segundo a recomendação científica atual, devem ser solicitados somente alguns exames de sangue básicos (hemograma e PCR), que podem sugerir algum comprometimento na saúde desse doente.

Teste de Contato: neste exame, é colada uma fita adesiva nas costas do paciente com uma pequena quantidade de substâncias alergênicas. Então, deve-se esperar até 48 horas e observar se surge alguma irritação na pele. Teste Intradérmico: o médico aplica alérgenos na região subcutânea com uma agulha.

Os principais sintomas de alergia na pele são vermelhidão, coceira, Manchas, pápulas vermelhas, sensibilidade e Ressecamento da pele. "Esses sintomas podem aparecer na pele em minutos ou até horas depois do contato e persistir por dias a meses", afirma a Dra.