Qual a maneira correta de lavar as partes íntimas?

Perguntado por: dandrade7 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Na vulva, os movimentos devem ser leves e circulares. Depois, com os dedos na horizontal, a limpeza deve ser feita da vagina para o ânus, para que não haja contato do material retal com o genital”, explica Dr. César Fernandes, presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).

A ginecologista complementa e reforça as dicas de higiene pessoal feminina: — O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água!

Para começo de conversa, é importante saber que a região da vagina propriamente dita (a parte interna) não deve ser higienizada de forma alguma. Isso porque ela possui sua flora natural e sua limpeza natural, não devendo passar por qualquer tipo de higienização, seja apenas com água ou utilizando sabonetes.

Primeiro, é importante explicar que o canal da vagina (parte interna) é autolimpante, por isso, não há necessidade de limpá-lo. Já a parte externa (vulva) deve ser higienizada diariamente com água e sabão, mas não há necessidade de fazer a higiene mais de uma vez por dia.

Higiene íntima feminina: conheça os cuidados específicos para a...

  1. Mantenha limpa a região genital. ...
  2. Duchas vaginais? ...
  3. Dê preferência a roupas íntimas de algodão. ...
  4. Troque absorventes a cada quatro horas. ...
  5. Preservativos evitam infecções. ...
  6. Lenços umedecidos podem ser aliados da higiene íntima. ...
  7. Odores e secreções são normais.

A maneira correta é passar o papel de frente para trás, ou seja, partindo da região vaginal para o ânus. Isso evita que as bactérias da flora anal entrem em contato com a vagina e causem infecções.

O odor vaginal é algo muito comum nas mulheres e ocorre devido a eliminação de secreção pela vagina, resultado de um processo fisiológico.

É importante dedicar atenção à lavagem de calcinhas. “De preferência, a higienização deve ser realizada com produto não alergênico, como sabão de coco, por exemplo”, explica Flavia.

Existe apenas uma regra bem estabelecida: NÃO SE DEVE LAVAR A PARTE INTERNA DA VAGINA, LÁ DENTRO, COM DUCHAS OU AFINS. Isso porque existe uma flora bacteriana pacífica e amistosa lá dentro que nos protege de infeções. Elas podem ser muito sensíveis a água e outros produtos. Portanto, higienização só do lado de fora.

Banho de assento com aroeira
Ferver a água e acrescentar as cascas de aroeira. Deixar ferver por 10 minutos. Apagar o fogo, coar e colocar a mistura em uma bacia. Quando o chá estiver morno, sentar na bacia sem roupa para fazer um banho de assento, lavando cuidadosamente toda a vagina até a água esfriar.

Dermacyd

O sabonete íntimo Dermacyd é o mais recomendado nas consultas aos ginecologistas e é fácil entender o motivo. O produto possui ácido lático em sua composição, que ajuda a manter a barreira protetora fisiológica vaginal. Além disso, ele é um dos poucos produtos que informa o pH, que fica entre 3 e 5.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

As mulheres podem usar sabonete íntimo todos os dias.

Mas qual o cheiro normal da vagina? Esse odor costuma ser leve e é um sinal de que está tudo bem com seu organismo. Além disso, durante o ciclo menstrual, é comum que a intensidade do cheiro da vagina sofra modificações, se tornando mais forte durante a ovulação.

É indicado usar sabonete neutro no banho. E nada de fazer duchas vaginas: “elas alteram o pH e a flora bacteriana”, diz a profissional. Além disso, opte por calcinhas de algodão e evite os protetores íntimos diários.