Qual o melhor própolis para desinflamar?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Própolis verde: é proveniente do alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia). É conhecido pelas suas propriedades antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, imunomodulatória, cicatrizante, anestésica, anticâncer e anticariogênica.

O extrato de própolis deve ser consumido diluído em água e auxilia na diminuição de inflamações, agindo no sistema imunológico.

Quando a própolis é produzida a partir da resina do alecrim do campo ela é ainda mais saudável e possui mais propriedades medicinais: é a famosa Própolis verde. Para as abelhas, esse é um produto impermeável e antisséptico e que impede a entrada de microorganismos na colmeia.

Pode ser utilizado em forma de Tintura de Própolis (solução extrativa), por exemplo, tomando 10 gotas diluídas em água, ou em uma colher de sobremesa de mel, três vezes ao dia.

A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.

Nas primeiras 48 horas de contato, o extrato evitou a proliferação e também aumentou a taxa de apoptose das unidades doentes. Yahima, porém, é cautelosa quanto às conclusões. “A própolis tem potencial para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer.

A artepelim C e a Bacarina são os principais compostos que diferenciam a própolis verde das demais. Isso porque são atribuídas a elas uma série de ações biológicas benéficas ao organismo no combate e, principalmente, prevenção de doenças.

Grávidas, lactantes e crianças não devem usar própolis sem indicação médica e precisam de acompanhamento. Pessoas com diabetes também devem preferir o extrato de própolis não alcoólico e ter cuidado com a presença de açúcar e mel na composição. O uso não deve ser contínuo, pois pode causar toxicidade ao fígado.

Além disso, a própolis verde tem ação cicatrizante superior a própolis vermelha, como sugere o estudo feito em laboratório.

A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas e extratos do alecrim-do-campo. Além das propriedades já oferecidas por qualquer variação do própolis, estudos sugerem que a própolis verde possui ação antitumoral, e por isso é muito utilizada em hospitais no Japão.

PROPOLIS VERDE
O Extrato de Própolis Verde 70 possui 25% p/v de Extrato Seco Mínimo, sendo 2,5x mais concentrado que o Extrato de Própolis Verde convencional da Apis Flora e, além disso, é um extrato padronizado, passando pelo exclusivo processo de padronização da Apis Flora em sua fabricação.

A Própolis verde é retirada da planta alecrim do campo, diferente da Própolis marrom que é feita a partir uma grande diversidade de plantas.

Na realidade, especialistas indicam que esse composto pode ser usado a qualquer hora do dia, no entanto, estudos têm apontado que tomar Extrato de Própolis antes de dormir pode ser uma ótima estratégia para ajudar na produção de melatonina e melhorar a qualidade do sono.

O própolis pode ser usado aplicado diretamente sobre a pele, na água para fazer inalações com o vapor, para gargarejo, ou pode ser tomado puro ou diluído em água, sucos ou chás.

Para essa pergunta, a resposta é simples: toda hora é hora de tomar própolis. O horário do dia que você consome não interfere na eficácia desta substância natural no organismo. Seja na água, suco, café, iogurte, leite ou com frutas, o importante é não deixar de consumir própolis todos os dias.