O que um tumor na hipófise pode causar?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Diabetes insipidus: tumores muito grandes podem pressionar a parte posterior da hipófise, reduzindo a produção de vasopressina, o hormônio antidiurético, o que pode levar a um quadro de diabetes, em que a pessoa urina muito e sente muita sede.

Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

O tumor na hipófise não tem uma causa definida, no entanto acredita-se que certas alterações no DNA das células da medula óssea podem ser responsáveis pelo aparecimento do tumor.

Se a cirurgia provocar danos às grandes artérias, ao tecido cerebral próximo ou aos nervos próximos da hipófise, em casos raros pode resultar em dano cerebral, acidente vascular cerebral ou problemas de visão.

A necessidade de realizar a cirurgia de hipófise costuma existir quando se desenvolve um tumor cerebral nessa glândula, principalmente se ele for considerado grande. Esse tumor nada mais é que um aumento excessivo das células da hipófise, ocasionando um crescimento irregular.

Sim, desde que seja considerado incapacitado temporariamente para o trabalho. Não há carência para o doente receber o benefício, desde que ele seja segurado do INSS. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada através de exame realizado pela perícia médica do INSS.

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista, envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise.

Na maioria das vezes, os tumores da hipófise podem ser removidos através de um procedimento transesfenoidal – o cirurgião acessa o tumor pelo nariz e pelos seios nasais. No entanto, alguns tumores não podem ser removidos dessa maneira e exigirão a remoção transcraniana (através do crânio), por meio de uma craniotomia.

Perda do equilíbrio: pode haver perda de coordenação. Perda de audição: zumbido no ouvido, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mudança na capacidade de sentir: calor, frio, pressão, um toque leve ou algo afiado. Alterações no pulso ou na frequência respiratória: se o tumor pressionar o tronco cerebral.

É importante identificar os valores de normalidade de cada laboratório, pois pode haver uma diferença entre os kits utilizados. Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).

Ainda de acordo com o médico, entre dez a 15 pessoas por ano necessitam desse tipo de cirurgia que, quando realizada por hospitais particulares, chegam a ter um custo que oscila de R$ 10 mil a R$ 20 mil.

A cirurgia de hipófise dura, aproximadamente, 1h30min e o tempo de recuperação é de, em média, dois dias, com alto índice de sucesso: “A Clínica Cukiert traz expertise na técnica, temos a maior casuística do Brasil. Já são mais de 2 mil pacientes operados com taxa de 90% de efetividade”, conta Dr. Arthur.