Como saber se estou com os hormônios desregulados?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sinais de que seus hormônios estão desregulados

  1. Menstruação desregulada. ...
  2. Dificuldades para dormir. ...
  3. Pele oleosa e Acne. ...
  4. Memória fraca. ...
  5. Mal-estar. ...
  6. Cansaço excessivo. ...
  7. Alterações de humor. ...
  8. Ganho de peso.

Sinais de distúrbios hormonais
Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

Quais são os principais sinais de distúrbio hormonal?

  1. Cansaço em excesso. Complicações como a baixa produção dos hormônios da tireoide, por exemplo, podem gerar impactos negativos no nível de energia da pessoa. ...
  2. Surgimento de acne. ...
  3. Queda de cabelo. ...
  4. Irregularidade no ciclo menstrual. ...
  5. Infertilidade. ...
  6. Desequilíbrio no peso.

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

O endocrinologista é o médico que diagnostica o desequilíbrio hormonal. Ele pode ser procurado tanto quando a mulher apresenta alterações menstruais, dificuldade para engravidar ou entra na menopausa, bem como em quadros de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

A disfunção hormonal consiste em um desequilíbrio na produção ou na secreção de um hormônio. Assim, o organismo pode ter o excesso ou a falta dessa substância. Devido a esse desequilíbrio, muitas atividades corporais são afetadas e isso interfere, inclusive, no bem-estar e na qualidade de vida.

4 dicas para equilibrar os hormônios

  1. Fazer atividade física.
  2. Ter uma boa noite de sono.
  3. Diminuir o consumo de açúcar e carboidratos.
  4. Administrar o estresse.

5 maneiras de equilibrar os hormônios femininos

  1. Cuidar da sua saúde intestinal. Não é por acaso que o intestino, hoje, é considerado nosso segundo cérebro. ...
  2. Começar o dia consumindo uma gordura boa. ...
  3. Fazer suplementação de Ômega-3. ...
  4. Incluir alimentos que melhoram a ação estrogênica. ...
  5. Cuidar da qualidade do sono.

2Existem diversas possíveis causas para que o descontrole hormonal ocorra, desde tendências genéticas até hábitos de vida como má alimentação, por exemplo. 3Uma das complicações mais preocupantes do descontrole hormonal é a depressão, já que ela pode causar diversos problemas na vida de alguém.

Nossos hábitos de vida influenciam na regulação hormonal. Estresse excessivo, má alimentação, sedentarismo, sono desregulado e até mesmo a utilização de produtos cheios de compostos químicos são questões que podem interferir no organismo e bagunçar os hormônios.

consulta esse exame sai pelo valor de R$103.

Além dessas ocorrências, é recomendado consultar um endocrinologista sempre que você sentir alterações em seu organismo e em seu estilo de vida, como, por exemplo: distúrbios de sono, falta de libido ou desenvolvimento sexual irregular, dificuldade para engravidar, mudanças significativas de peso, irregularidade ...

Os exames hormonais femininos devem ser realizados durante toda a vida da mulher, ou seja, na infância, puberdade, vida adulta e na terceira idade. É importante que sejam feitos durante os exames de check-up, para se obter resultados completos sobre a saúde.

Os distúrbios hormonais podem ser causados por fatores diversos, como diabetes, modificações psicológicas, estresse, transtornos alimentares, uso regular de medicamentos e câncer. Além deles, é comum que haja predisposição genética.

Dentre das causas endógenas, o excesso hormonal pode estar relacionado a tumores produtores de qualquer hormônio, a doenças sistêmicas como as doenças autoimunes, alterações, dentre outras.