Qual a maior fonte de probióticos?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

A melhor fonte de micro-organismos probióticos é, sem dúvida, o leite materno. Por isso, a amamentação é a principal ação para garantir a formação de uma microbiota saudável no organismo dos bebês.

Entre os alimentos que têm probióticos, os mais conhecidos são os queijos, leites fermentados e iogurtes, e em cada um deles é possível encontrar diferentes tipos de quantidades de microrganismos diversos.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Alimentos probióticos

  • Iogurte natural.
  • Kefir.
  • Kombucha.
  • Kvass.
  • Miso soup.

Para se beneficiar dos probióticos, é preciso consumir diariamente os micro-organismos. E isto pode ser feito através de suplementos (por indicação médica), ou refeições com alimentos ricos em bactérias “boas”, como iogurtes, kefir, kombucha ou leites fermentados.

A patente descreve o néctar probiótico – que tem potencial para ser usado pela indústria de alimentos no ramo de bebidas – e o seu processo de produção. O néctar pode ser obtido de frutas como cupuaçu, açaí, cacau, ciriguela, caju, goiaba, acerola, manga, murici, abacaxi, uva, tangerina, maracujá, cajá e carambola.

Activia

Activia, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos que ajudam na saúde digestiva. Com probióticos vivos em todo o seu portfólio de iogurtes e leites fermentados, é a marca pioneira da categoria a possui os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Como repor a flora intestinal
Outra opção que deve ser incluída recorrentemente na dieta são os alimentos probióticos, que são alimentos que contêm bactérias boas que vão ajudar a povoar o intestino. Alguns exemplos incluem o iogurte natural, o kefir ou o kombucha.

Frutas, legumes, verduras, oleaginosas e grãos integrais alimentam as bactérias saudáveis, que fermentam as fibras e, nesse processo, produzem substâncias consideradas "protetoras", como os ácidos graxos de cadeia curta. O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia.

Adultos saudáveis podem adicionar probióticos vivos à dieta com segurança visto que, em geral, estudos indicam que o seu consumo não traz qualquer tipo de risco à saúde. Mas não precisa exagerar, não é? Inclusive, para quem tem intolerância à lactose, existem produtos feitos com probióticos vivos e sem lactose.

O melhor momento para ingerir os probióticos é antes ou após as principais refeições (café da manhã, almoço ou jantar). Isso porque os alimentos ajudam os suplementos a passarem pelo estômago, um local com muita quantidade de ácido. Sem o auxílio, as chances das bactérias serem destruídas em meio à acidez é maior.

Os alimentos que ajudam a melhorar a flora intestinal

  • Feijão. O feijão é um grão com grandes quantidades de fibras e ferro. ...
  • Aveia. ...
  • Polenta. ...
  • Aspargos. ...
  • Brócolis e outros vegetais crucíferos (couve, repolho e couve-flor) ...
  • Linhaça. ...
  • Bananas. ...
  • Iogurte e kefir.

Quais são as dicas para manter a microbiota saudável?

  1. Evite alimentos industrializados. ...
  2. Introduza alimentos da dieta mediterrânea na sua rotina. ...
  3. Reduza o açúcar. ...
  4. Ingira mais fibras e consuma probióticos naturais.