Quais são os probióticos que ajudam a emagrecer?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

O Lactobacillus gasseri é uma bactéria probiótica ácido lática que se origina no intestino humano. Ela tem a capacidade de melhorar o ambiente intestinal e realizar ações benéficas, incluindo a redução da gordura visceral em seres humanos com excesso de peso.

Quais são os melhores probióticos para perda de peso?

  • OMni-BiOTiC®, Metabólico, 30 Sacos, "Calorie Hunter"
  • OMNi-LOGiC®, Pectina de Maçã, 180 Cápsulas, Perda de Gordura, Food For Good Bacteria.
  • OMni-BiOTiC®, POWER, 28 sachês, cepas probióticas para atividade física.

Com um probiótico, é provável que uma pessoa possa receber só uma fração disso, com apenas alguns micróbios benéficos, então não há garantia de que afetará a perda de peso.

Existem duas formas principais de ingerir probióticos. A primeira é consumir alimentos como o iogurte natural ou kefir, que dispõem dessas bactérias. A outra é ingerir por meio de suplementos. Pesquisadores apontam que a alteração das bactérias intestinais pode ser resultado da perda de peso e não a causa.

A prática de atividades aeróbicas - como caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta e dançar - aumentam a abundância de bactérias promotoras da saúde, como Bifidobacteria, Faecalibacterium prausnitzii e Akkermansia muciniphila.

Como tomar Lactobacilius Gasseri ? Tomar 1 cápsula duas vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições.

O melhor momento para ingerir os probióticos é antes ou após as principais refeições (café da manhã, almoço ou jantar). Isso porque os alimentos ajudam os suplementos a passarem pelo estômago, um local com muita quantidade de ácido. Sem o auxílio, as chances das bactérias serem destruídas em meio à acidez é maior.

Este Lactobacillus tem a capacidade de melhorar o ambiente intestinal e realizar ações benéficas, incluindo a redução da gordura visceral. Eles agem impedindo o aumento da leptina plasmática.

leite materno humano

O Lactobacillus gasseri é uma bactéria probiótica ácido lática que se encontra naturalmente no leite materno humano.

O uso de suplementos de probióticos vem ganhando bastante atenção de quem deseja emagrecer. Os adeptos levam em consideração a ideia de que esses microrganismos vivos podem melhorar a absorção de nutrientes e reduzir os processos inflamatórios nas células de gordura, o que favoreceria a perda de peso.

Lactobacillus gasseri proporciona efeito significativo na redução da adiposidade abdominal, bem como das medidas corporais em apenas 12 semanas de tratamento.

Uma dieta variada e rica em fibras é importante para um microbioma saudável, disseram as especialistas. A microbiota adora alimentos com muita fibra, como frutas e legumes, disse Elizabeth. A fibra não é bem digerida no estômago e tende a ser decomposta mais pelos microrganismos, e se move pelo intestino, acrescentou.

Probióticos naturais

  • Iogurte natural;
  • Coalhada;
  • Kefir (bebida fermentada à base de grãos de kefir e leite);
  • Kombucha (chá fermentado com cultura de leveduras e bactérias);
  • Picles (conserva de vegetais em vinagre);
  • Missô (pasta de soja fermentada).

Ao analisar a microbiata intestinal de alguns pacientes, os cientistas notaram que os indivíduos com uma maior presença da bactéria Phascolarctobacterium em seu organismo conseguiram perder peso de maneira mais efetiva.

Frutas, legumes, verduras, oleaginosas e grãos integrais alimentam as bactérias saudáveis, que fermentam as fibras e, nesse processo, produzem substâncias consideradas "protetoras", como os ácidos graxos de cadeia curta. O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia.

Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.