Qual a função da progesterona na menopausa?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

A progesterona é um hormônio, que nas mulheres, tem um extraordinário efeito modulador parassimpático, atuando sobre a estabilidade do sono, o humor e labilidade emocional, ou seja, na sua capacidade de reagir positivamente as ações psicológicas do meio externo.

Progesterona × Estrogênio
Quando esse desequilíbrio acontece, a progesterona precisa voltar a atuar no organismo feminino, para neutralizar os efeitos do estrogênio. Quando se restaura esse hormônio a níveis apropriados, a mulher volta a se sentir bem, devido à eliminação dos sintomas da menopausa.

ciclos menstruais irregulares;

  • ciclos menstruais irregulares;
  • cólicas menstruais intensas;
  • dores de cabeça ou enxaquecas;
  • alterações de humor frequentes e repentinas;
  • ganho de peso e dificuldade para emagrecer;
  • escapes antes de menstruar e ciclos curtos;
  • surgimento de ondas de calor e.
  • redução do desejo sexual.

Para as mulheres que, por algum motivo, passam pelo climatério e pela menopausa e não possuem mais o útero, o uso da progesterona não é necessário, apenas o do estrogênio, baixando os riscos para esses problemas.

Progesterona é indicado para:
Suporte de Progesterona durante a insuficiência ovariana ou carência ovariana completa de mulheres com diminuição da função ovariana (doação de oócitos); Suplementação da fase lútea durante ciclos de fertilização in vitro ou ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides);

A reposição hormonal da menopausa, também conhecida também como TRH, é um tipo de tratamento que visa repor especialmente dois hormônios que a mulher deixa de produzir ao entrar na menopausa: o estrogênio e a progesterona.

O estrogênio é o hormônio responsável pela melhora dos sintomas, mas pacientes que têm útero devem utilizar também a progesterona para prevenção do câncer de endométrio. Pacientes que realizaram histerectomia (retirada do útero) podem realizar a reposição hormonal somente com estrogênios.

Fontes de magnésio é um mineral importante para manter a progesterona em equilíbrio. Alimentos como abóbora, alcachofra, aveia, banana, espinafre, oleaginosas, chocolate 70% cacau, semente de abóbora.

durante a gravidez: 1 a 3 meses, 10-44 ng/mL ou 32.6-140 nmol/L; 4 a 6 meses, 19.5-82.5 ng/mL ou 62-262 nmol/L; 6 a 9 meses, 65-290 ng/mL ou 206.7-728 nmol/L; após a menopausa: valor normal: < 1 ng/mL ou 2 nmol/L; em homens: valor normal: < 1 ng/mL ou 3.2 nmol/L.

Como aumentar os níveis de progesterona naturalmente?

  1. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina B6;
  2. Tomar suplemento de magnésio;
  3. Dar preferência para alimentos ricos em proteína;
  4. Adotar uma alimentação rica em vegetais, frutas e legumes de folhas escuras.

O rebaixamento anormal da progesterona – conhecido como progesterona baixa – pode estar associado a problemas na ovulação e na formação do corpo-lúteo, mas também pode ser resultado de alterações na produção de outros hormônios que interagem com a progesterona e com as gonadotrofinas.