Quais são os efeitos colaterais da progesterona?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Náuseas, hepatite, insônia, depressão, cistite, galactorreia (lactação excessiva ou inadequada), dor nas mamas, acne, aumento ou diminuição dos pelos corporais, cloasma (manchas escuras na face), dor nas costas, dor torácica, alterações visuais, dor nas pernas, e tromboflebite.

Uma de suas funções é a regulação do ciclo menstrual. Como a substância é responsável pela manutenção do endométrio, assim que seus níveis diminuem, o tecido endometrial começa a descamar, dando origem à menstruação. Outra fundamental função desse hormônio é a preparação do útero para a gestação.

ciclos menstruais irregulares;

  • ciclos menstruais irregulares;
  • cólicas menstruais intensas;
  • dores de cabeça ou enxaquecas;
  • alterações de humor frequentes e repentinas;
  • ganho de peso e dificuldade para emagrecer;
  • escapes antes de menstruar e ciclos curtos;
  • surgimento de ondas de calor e.
  • redução do desejo sexual.

baixa energia; indisposição; irregularidade menstrual; desânimo para realizar as atividades da rotina.

Pode-se usar a progesterona regularmente na última fase do ciclo de acordo com a especificação do caso da paciente. Dependendo do tamanho do ciclo, é recomendado o uso à partir do 16º ou 21º.

A progesterona mais indicada e usada é levonorgestrel, justamente devido a sua ação androgênica.

Progesterona é indicado para:
Suporte de Progesterona durante a insuficiência ovariana ou carência ovariana completa de mulheres com diminuição da função ovariana (doação de oócitos); Suplementação da fase lútea durante ciclos de fertilização in vitro ou ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides);

Produzida na segunda metade do ciclo menstrual, a progesterona ajuda a preparar o corpo para uma possível gestação a cada mês, e diminui quando a menstruação para.

A progesterona age diretamente nos neurotransmissores GABA, que são responsáveis pela sensação de calma. Quando os níveis de progesterona estão desregulados na mulher, é comum apresentar quadros de ansiedade, insônia e confusão mental.

O corpo lúteo produz progesterona durante duas semanas, depois morre se não houver concepção.

O exame de progesterona é feito para investigar os níveis de progesterona no sangue da mulher. Assim, verificar se eles estão adequados para que seja possível ocorrer uma gravidez. Não existem contraindicações para realizar o exame. Ele pode ser feito antes ou durante a gestação.

O Utrogestan é utilizado para suplementar a quantidade de progesterona do organismo nos casos em que ocorre deficiência da produção desse hormônio pelos ovários.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

O estrogênio é o hormônio responsável pela melhora dos sintomas, mas pacientes que têm útero devem utilizar também a progesterona para prevenção do câncer de endométrio. Pacientes que realizaram histerectomia (retirada do útero) podem realizar a reposição hormonal somente com estrogênios.