O que aumenta a produção de prolactina?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

O estriol é o principal estimulante na secreção de prolactina, e seus níveis estão muito maiores na gestação, justificando a hiperprolactinemia fisiológica que ocorre neste período.

Há situações, contudo, em que os níveis de prolactina ideais no corpo são alterados. Os motivos são diversos: estresse, problemas no cérebro ou na hipófise, doenças como a tuberculose ou a cirrose hepática, e remédios diversos, como antidepressivos e para o estômago.

A domperidona aumenta os níveis de prolactina na pessoa induzindo lactação e a recomendação é de continuar a domperidona pelo menos até o nascimento do bebê ou após. Na verdade, provavelmente a domperidona precise ser continuada durante todo o período de amamentação.

A Prolactina é um hormônio proteico, produzido e secretado pela hipófise anterior, capaz de interferir em várias funções fisiológicas, sendo a principal delas estimular o desenvolvimento da glândula mamária e a indução e manutenção da lactação.

Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?

  • Infertilidade;
  • Falta de libido;
  • Menstruação irregular (oligomenorréia);
  • Ausência da menstruação (amenorreia);
  • Produção de leite sem gestação (galactorreia);
  • Disfunção erétil;
  • Osteoporose;
  • Tumor da hipófise.

Como baixar a prolactina naturalmente? É muito difícil baixar a prolactina de forma natural. Alguns estudos apontam que o suplemento herbal vitex pode ajudar, mas os resultados não são conclusivos. Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina.

O tratamento utiliza agonistas dopaminérgicos, sendo disponíveis em nosso país a cabergolina e a bromocriptina. A droga de escolha é a cabergolina, com forte efeito inibitório sobre a secreção de prolactina e menos efeitos colaterais, além de ter duração prolongada permitindo doses uma a duas vezes por semana (1, 10).

A vitamina B6 também estimula a libido, controlando os níveis de prolactina para que eles não se elevem.

Os alimentos derivados do leite são ricos em cálcio, além de serem um excelente estimulante na produção do leite materno. O iogurte natural é entre eles o alimento mais saudável, rico em nutrientes que ajudam na amamentação.

Assim, para diagnosticar a prolactina alta deve-se realizar um exame de sangue com dosagem desse hormônio, sendo que o valor de referência padrão da maioria dos laboratórios para mulheres adultas não gestantes nem lactantes é de 25 ng/ml.

A prolactina é um dos hormônios que atuam no organismo da mulher nas etapas do ciclo menstrual. Ela tem importante função de preparar o corpo para a gestação, pois mudanças hormonais podem dificultar a fertilização. Mas como isso acontece? Todos os meses, o organismo da mulher libera um óvulo para que seja fecundado.

A alta dosagem do hormônio do leite (prolactina) gera consequências graves à saúde da mulher, como a galactorreia (produção de leite sem estar gestante) e a dificuldade de engravidar. As causas mais comuns é a presença do tumor na hipófise ou uso de alguma medicação.