Quem tem pressão alta e diabetes pode tomar própolis?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Própolis traz benefícios para a saúde e ajuda no controle do diabetes. Além do mel, as abelhas produzem outras substâncias benéficas à saúde, como a própolis, muito usada em forma de spray para tratamento de inflamações e dores na garganta.

A própolis vermelha brasileira apresenta grande teor de compostos fenólicos em sua constituição química, dentre os quais destacam-se as isoflavonas, metabólitos com efeitos benéficos para doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão.

A suplementação de extrato de própolis pode atenuar a inflamação através da redução de citocinas inflamatórias e aumento de citocinas anti inflamatórias bem como auxiliar no controle do perfil glicêmico e lipídico e, desta forma, auxiliar no controle metabólico do DM nos portadores de diabetes avaliados.

Os estudos clínicos fornecem evidências dos efeitos da própolis no metabolismo da glicose, principalmente no controle glicêmico, assim como melhora do perfil lipídico e estresse oxidativo, através da ação hipolipidêmica e antioxidante da própolis.

Risco para diabéticos
O principal risco do própolis, em sua forma bruta, está relacionado ao teor de açúcar. Ele pode ser um risco para indivíduos diabéticos ou com propensão a desenvolverem a doença.

O própolis está contraindicado para pessoas alérgicas a mel ou a qualquer componente do extrato de própolis. Durante a gravidez ou lactação, o própolis só deve ser usado com orientação médica. As versões do extrato com álcool na composição não são recomendadas para crianças e alcoolistas.

Mesmo que seja um elemento natural, produzido por abelhas, o própolis possui algum tipo de contra indicação. Afinal, existem pessoas que possuem algum tipo de alergia ou até mesmo intolerância a produtos produzidos por abelhas, bem como outras restrições, relacionadas ao nível de açúcar presente no sangue, por exemplo.

A própolis não apenas pode, como também deve ser consumida diariamente. O modo de usar varia conforme o seu gosto. Pode ser no iogurte, suco, chá ou na água. O uso contínuo da própolis fortalece a imunidade, traz benefícios para o sistema respiratório, circulatório e digestivo.

O própolis também tem a capacidade de melhorar o perfil lipídico, reduzindo o colesterol LDL, o chamado “colesterol ruim”.

A própolis para uso oral deve ser consumida na quantidade diária de 15 gotas para adultos e 50% desta dose para crianças. Para crianças: 3 a 5 gotas uma vez ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás. Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia.

Na realidade, especialistas indicam que esse composto pode ser usado a qualquer hora do dia, no entanto, estudos têm apontado que tomar Extrato de Própolis antes de dormir pode ser uma ótima estratégia para ajudar na produção de melatonina e melhorar a qualidade do sono.

Nas primeiras 48 horas de contato, o extrato evitou a proliferação e também aumentou a taxa de apoptose das unidades doentes. Yahima, porém, é cautelosa quanto às conclusões. “A própolis tem potencial para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer.