Qual a diferença de própolis e extrato de própolis?

Perguntado por: osalazar3 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Geralmente, o própolis é utilizado para a produção de um extrato puro. É importante ressaltar isso pois o verdadeiro extrato de própolis é feito apenas da resina, sem o acréscimo de outros nutrientes ou compostos. O própolis, especialmente seu extrato, é conhecido mundialmente como um dos alimentos imunomoduladores.

Quando a própolis é produzida a partir da resina do alecrim do campo ela é ainda mais saudável e possui mais propriedades medicinais: é a famosa Própolis verde. Para as abelhas, esse é um produto impermeável e antisséptico e que impede a entrada de microorganismos na colmeia.

Existe alguma diferença entre o extrato de própolis e própolis verde ou é apenas o nome ? Existe alguma diferença entre o extrato de própolis e própolis verde ou é apenas o nome ? A Própolis verde é retirada da planta alecrim do campo, diferente da Própolis marrom que é feita a partir uma grande diversidade de plantas.

Comumente utilizado para doenças respiratórias, como gripes, resfriados e dor de garganta, o própolis tem propriedades conhecidas, como anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral e antifúngica. Além disso, pode atuar como cicatrizante, anestésico e estimulante do sistema imunológico.

A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.

A própolis brasileira tem uma composição química bastante distinta das outras própolis, sendo considerada a melhor própolis do mundo. Isto está vinculado à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produz. A própolis marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas.

⑤ Extrato de Própolis com Álcool É Mais Eficaz
Vale lembrar que ele costuma ser mais forte e amargo. Para quem não pode ingerir álcool, como crianças e gestantes, o extrato aquoso é uma boa alternativa. O principal diferencial entre própolis alcoólico e o aquoso é a composição.

Mesmo que seja um elemento natural, produzido por abelhas, o própolis possui algum tipo de contra indicação. Afinal, existem pessoas que possuem algum tipo de alergia ou até mesmo intolerância a produtos produzidos por abelhas, bem como outras restrições, relacionadas ao nível de açúcar presente no sangue, por exemplo.

A própolis não apenas pode, como também deve ser consumida diariamente. O modo de usar varia conforme o seu gosto. Pode ser no iogurte, suco, chá ou na água. O uso contínuo da própolis fortalece a imunidade, traz benefícios para o sistema respiratório, circulatório e digestivo.

De modo geral, para adultos, recomendamos 30 gotas, uma vez ao dia, para imunidade, que podem ser dissolvidas em água, suco, mel ou outra bebida. Na pandemia, recomendamos duas vezes ao dia, de manhã e à noite, por conta do cenário mundial que vivemos", afirma.

Ele pode ser utilizado de diferentes formas, como por exemplo na água para fazer inalações com o vapor, no gargarejo, puro ou diluído em água e/ou chá. Também pode ser consumido através de shots matinais, combinado com substâncias antiinflamatórias e antioxidantes, como a cúrcuma e o gengibre.

Para se usar o produto em gotas, ele pode ser aplicado em feridas ou até diluído em bebidas e aplicado na garganta. Entretanto, deve-se observar bem as instruções para qual será empregada e, obviamente, a recomendação médica, já que a posologia deve estar relacionada a idade e enfermidade.