Qual o própolis mais forte?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

Considerado o mais completo tipo de própolis, a própolis verde tem composição complexa: são mais de 300 substâncias, entre resinas, pólens, óleos essenciais, minerais e ácidos fenólicos. A própolis verde é produzida pelas abelhas para manter suas colmeias livres da invasão de microrganismos (bactérias, fungos e vírus).

Então, se você puder escolher, escolha sempre a Própolis com álcool! E não somente isso: observe também a concentração de álcool presente no extrato de própolis. A Própolis Verde da Lojinha Uai, por exemplo, possui concentração de 30%, enquanto que a maior parte dos extratos disponíveis no mercado que têm média de 11%.

A própolis brasileira tem uma composição química bastante distinta das outras própolis, sendo considerada a melhor própolis do mundo. Isto está vinculado à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produz. A própolis marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas.

Dentre os tipos de própolis, a verde tem se destacado por ser um poderoso antibiótico natural, usado no combate às enfermidades, como suplemento alimentar e na prevenção de diversos tipos de doenças.

O valor mínimo exigido é de 11% (m/v), pois estudos mostram que é a partir desse valor que os extratos alcoólicos de própolis possuem atividade biológica.

Para que serve
Devido as excelentes atividades anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante, o Extrato de Própolis Verde, que contém o composto exclusivo chamado Artepelin C, é indicado para o tratamento das afecções das vias respiratórias superiores e dos pulmões como tosse, gripe e bronquite.

A própolis verde tem alta concentração de compostos fenólicos e flavonoides, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Por se tratar de um produto natural, produzido por abelhas, um dos fatores importantes para escolher o melhor extrato de própolis é saber o procedimento de fabricação. Assim, dê preferência por produtos orgânicos, que não apresentam traços de agrotóxicos e fertilizantes químicos em sua composição.

A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.

Em relação ao efeito antimicrobiano, a própolis marrom, vermelha ou verde possuem ação contra bactérias Gram positivas, todavia a própolis verde é mais efetiva pois atua mesmo em baixas concentrações. A própolis marrom, vermelha ou verde não possuem efeito antimicrobiano contra bactérias Gram negativas.

Nesse estudo, foram demonstrados os diferenciais da Própolis Verde – contém compostos fenólicos Artepelin C e Bacarina, substâncias bioativas capazes de ajudar no tratamento e prevenção de uma gama de doenças, e a autora do estudo ressalta que esses compostos específicos não são encontrados em outros tipos de própolis.