Como o músculo produz força?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Em fisiologia muscular, a força produzida pela contração muscular é chamada de tensão muscular. A contração, a geração de tensão pelo músculo, é um processo ativo que necessita de energia fornecida pelo ATP, já o relaxamento é a liberação da tensão que foi produzida durante a contração.

O sistema nervoso central é o grande responsável pela ativação dos músculos esqueléticos e controle da força durante a contração voluntária (MORITANI, 2006), empregando uma quantidade de força de acordo com o nível de sua exigência (FOX, 2000).

Hipertrofia muscular
A musculação é a maneira mais eficiente de chegar a esse objetivo pois através dos treinos com carga, os músculos são submetidos a uma sobrecarga e causam resistência, fazendo com que as fibras musculares se contraiam e destruam filamentos de proteínas existentes no seu interior.

Os fatores neurais relacionados com a produção da força muscular são: o recrutamento de unidades motoras, a frequência de estimulação das unidades motoras, sincronização ou coordenação intramuscular, coordenação intermuscular, ativação dos músculos sinergistas e a co-contração dos músculos antagonistas (CORMIE, 2011).

Masseter

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

O controle da musculatura é realizado pelo sistema nervoso, sendo que a precisão de cada movimento pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de unidades motoras (motoneurônio e fibras musculares) envolvida na ação. Os movimentos podem ser divididos em três tipos: voluntário, automático e involuntário.

A massa muscular não representa necessariamente ter mais força, ou seja, uma pessoa mais magra pode ser mais forte do que uma pessoa aparentemente musculosa. Para aumentar sua força muscular o treino resistido deve ter cargas elevadas e poucas repetições (1 a 3 movimentos).

De fato, há uma forte relação entre volume muscular e força, tendo isto sido investigado em 1977, pelo pesquisador norman, que demonstrou que cada cm² de área muscular é capaz de produzir 9kgf (quilograma-força). Sendo assim, quanto maior a massa muscular, em tese, maior será nosso potencial de produzir força.

7 dicas para um treino de força efetivo

  1. Intercale movimentos rápidos e lentos. ...
  2. Experimente diferentes combinações de exercícios. ...
  3. Melhore sua amplitude do movimento. ...
  4. Tente exercícios unilaterais. ...
  5. Foque em super-sets. ...
  6. Inclua novos exercícios no treino. ...
  7. Aumente as repetições para obter mais ganhos.

Então quanto mais treinado o aluno for, menor será o período neural e mais você poderá trabalhar o ganho de massa muscular para continuar mantendo a ativação e aumento da força. Essas pesquisas concluíram que 6 a 10 semanas é um período muito bom para já garantir a hipertrofia.

A hipertrofia muscular é o processo de aumento do tamanho das células musculares, resultante do estímulo provocado pelo exercício físico, principalmente a musculação. Esse aumento ocorre como uma resposta adaptativa do corpo ao estresse causado pelos exercícios, gerando maior resistência e força muscular.

Ao praticar exercícios físicos, estimulamos as fibras que compõem os tecidos musculares. Essas fibras, por sua vez, reagem crescendo, para se adaptar ao estresse causado. O processo de crescimento dos músculos também é chamado de hipertrofia.

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver.

De acordo com o site Scientific American, esse mito surgiu porque, como é formada por vários pedaços de músculos, a língua nunca fica cansada. Além disso, é justamente por ser puro músculo e não ter osso algum em sua composição que essa parte do corpo tem tanta flexibilidade.

Glúteo máximo – isso mesmo, o músculo das nádegas é considerado um dos mais fortes da estrutura humana por sustentar nosso corpo na posição ereta. Por ser composto por fibras de contração lenta, são resistentes à fadiga e suportam mais peso.

Visto que a força muscular é definida como a tensão gerada por um músculo, ou um grupo muscular contra uma resistência, essa valência física possui 3 tipos: – Força máxima ou pura; – Força de potência; – Força de resistência.