Qual é principal alimento que produz ATP para exercícios aeróbios de longa duração?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Utiliza glicose (glicogênio muscular) como fonte principal de energia para síntese de ATP a nível citoplasmático, sem a necessidade de oxigênio; Aeróbio (oxidativo): fonte eficiente de energia com grande capacidade e duração.

São três processos comuns produtores de energia para a elaboração do ATP: 1) O sistema ATP-CP, ou fosfagênio; 2) A glicólise anaeróbia, ou sistema do ácido lático; 3) O sistema de oxigênio.

de fosfagênio fosfagênio, metabolismo metabolismo glicolítico glicolítico e respiração respiração mitocondrial mitocondrial.

Os músculos têm reservas de um carboidrato complexo formado de moléculas de glicose chamado glicogênio. A célula quebra o glicogênio em glicose que é usada para produção de ATP na ausência de oxigênio gerando como subproduto o ácido láctico ou lactato.

Os nutrientes que se constituem nas principais fontes de energia durante o exercício físico são os carboidratos e as gorduras. Os músculos sempre se utilizam de uma mistura desses dois nutrientes na “queima” metabólica com oxigênio.

O ATP que o seu corpo produz e armazena vem do oxigênio que você respira e dos alimentos que ingere. Aumente o seu ATP com ácidos graxos e proteínas de carnes magras como frango e peru, de peixes gordurosos, como salmão e atum, e de oleaginosas.

Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, responsáveis pela produção de energia.

Para o estímulo dessa produção, a prática do exercício aeróbico intenso, a restrição calórica, a exposição ao frio, a suplementação de alguns nutrientes e a adoção de uma dieta cetogênica são algumas das estratégias já estudadas.

Quando a adenosina está ligada a um grupo fosfato, é formada apenas a adenosina monofosfato (AMP). De outra forma, quando essa base liga-se a dois grupamentos fosfato, ocorre, então, a formação da adenosina difosfato (ADP). A molécula de ATP é formada e também utilizada muito rapidamente pelas células.

glicose

Utiliza glicose (glicogênio muscular) como fonte principal de energia para síntese de ATP a nível citoplasmático, sem a necessidade de oxigênio; Aeróbio (oxidativo): fonte eficiente de energia com grande capacidade e duração.

Essa abordagem permite-lhes obter mais ATP a partir de suas moléculas de glicose quando o oxigênio está presente — já que a respiração celular aeróbica produz mais ATP do que as vias anaeróbicas — e também manter o metabolismo e permanecer vivo quando o oxigênio é escasso.

O glicogênio muscular é um importante substrato metabólico para sustentação do exercício prolongado. A intensidade do exercício agudo pode ter influenciado na mobilização do glicogênio.

A respiração celular aeróbica é quando ocorre a degradação do açúcar (glicose) em ATP. Esse processo faz parte do metabolismo de degradação de substâncias, o catabolismo, e ocorre fora e dentro da mitocôndria. Todos os seres vivos fazem respiração, aeróbica ou anaeróbica.