Quando a neutropenia é grave?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quando a contagem de neutrófilos cai para menos de 500 células por microlitro (neutropenia grave), o risco de infecções aumenta significativamente. É possível que a pessoa venha até mesmo a desenvolver infecções por bactérias que normalmente habitam a boca e o intestino inofensivamente.

A neutropenia consiste na redução da contagem de neutrófilos no sangue. Se for grave, há aumento no risco e na gravidade de infecções causadas por bactérias e fungos. Os sintomas focais da infecção podem ser silenciosos, mas a febre surge durante as infecções mais sérias.

Em pacientes de alto risco, a terapêutica antifúngica empírica e infecções fúngicas invasivas devem ser consideradas para pacientes com febre persistente ou recorrente após 4-7 dias de antibióticos e duração da neutropenia prevista > 7 dias.

Manter técnica estéril durante a preparação de medicamentos parenterais; avaliação periódica do risco e grau da neutropenia febril; fornecer informações e apoio aos pacientes durante os ciclos de quimioterapia antineoplásica, além de reforçar a procurar imediatamente serviço especializado em caso de NF(7-18).

Neutropenia leve (1.000/mm3 < neutrófilos <1.500/mm3) – mínimo risco de infecção. Neutropenia moderada (500/mm3 < neutrófilos < 1.000/mm3) – moderado risco de infecção. Neutropenia grave (neutrófilos <500/mm3) – alto risco de infecção.

Cabe aqui relembrar a definição prática de neutropenia no cenário do tratamento oncológico. O risco de infecções oportunistas aumenta quando a contagem de neutrófilos cai abaixo de 1500/mm3, e o risco de infecções graves é muito alto quando essa contagem é inferior a 500/mm3 (neutropenia severa).

A dietoterapia em situações de neutropenia geralmente restringe o consumo de frutas frescas, sucos naturais, legumes/ verduras cruas e ovos/ carnes mal cozidos11,16.

Olá . Algumas doenças reumatológicas cursam com neutropenia, anemia e FAN positivo. É o caso do Lúpus, por exemplo. Seria importante leva-lo para uma consulta com reumatologista pediátrico.

Para evitar que o paciente desenvolva a neutropenia grave, existem algumas medidas que podem ser adotadas. Por exemplo, o uso de antibióticos para diminuir o tempo da neutropenia e restaurar mais rapidamente a imunidade. Além disso, mudanças na dosagem da quimioterapia também podem ser utilizadas.

A linfopenia é definida como uma contagem de linfócitos abaixo de 1.500/mm³, sendo grave quando abaixo de 700/mm³.

A queixa principal de um paciente com possível quadro de neutropenia é febre e a frequência de sintomas e especialmente de sinais é claramente diminuída, uma vez que há considerável diminuição na resposta inflamatória causada pelos neutrófilos.

Existem vários motivos pelos quais uma pessoa pode desenvolver neutropenia. Pacientes em quimioterapia podem se tornar neutropênicos. Frequentemente, esses pacientes voltarão aos níveis normais de neutrófilos caso a quimioterapia seja interrompida. Certas infecções virais às vezes também são a causa.

Na presença de neutropenia febril deve-se suspeitar de um possível foco de infecção bacteriana (ARROYAVE-PEÑA T, et al., 2019; PIRES MBT, MAMPRIM G., 2021). O risco de desenvolver infecções mais graves e complicadas está claramente ligado ao grau e duração da neutropenia.