O que causa inflamação na mucosa do estômago?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 8 votos

O desenvolvimento da úlcera estomacal e duodenal está associado à bactéria Helicobacter pylori ou à ingestão de medicamentos, principalmente os anti-inflamatórios, além de consumo de cigarro ou bebida alcoólica, e fatores genéticos.

Ingestão de alimentos contaminados por germes, como bactérias*, vírus, ou por suas toxinas são causa frequente de inflamação aguda do estômago, como parte de uma infecção, genericamente conhecida como gastroenterite aguda; Gastrite auto-imune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

Gastrite crônica é geralmente tratada com medicação do tipo inibidores da bomba de prótons e antiácidos. Estes tratamentos visam neutralizar os ácidos do estômago, e ajudam o revestimento do estômago a se regenerar.

​​Medicamentos, bebida alcoólica, cigarro ou passar por situações de estresse podem provocar irritação no estômago e causar dor, desconforto, azia, má digestão ou até enjoo. Essa irritação é chamada de gastrite que nada mais é que inflamação da mucosa gástrica.

Diminuir o consumo de alimentos que aumentam a acidez do estômago, como comidas picantes, álcool e café, é o caminho indicado para atenuar o ataque às paredes do estômago. Alimentos mais gordurosos, que exigem mais quantidade de ácido para serem digeridos, também entram na lista dos desencadeadores da gastrite.

Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Cetoprofeno EMS 150mg, caixa com 30 comprimidos de liberação prolongada. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO.

"O sal em excesso é um potente agressor do estômago, ou seja, alimentos demasiadamente salgados – além de enlatados e embutidos – são contraindicados", explica Paula. As bebidas alcoólicas, segundo a nutricionista, agridem diretamente as células estomacais, aumentando o estresse oxidativo.

Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas. O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico.

Suco de Acerola, Maracujá, Pêssego e laranja: Um suco riquíssimo em vitamina C, oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção não apenas para o estômago, mas para todo o corpo!

Chá de Camomila
A camomila é uma planta medicinal com propriedades antiinflamatórias e calmantes, podendo ajudar a aliviar a inflamação da mucosa gástrica e reduzir a dor abdominal, devido a presença de diversos compostos bioativos, como a apigenina, a camazulina e o bisabolol.

Na submucosa existem grupos de pequenas glândulas secretoras de muco, as glândulas esofágicas, cuja secreção facilita o transporte de alimentos e protege a mucosa. Na lâmina própria da região próxima ao estômago existem grupos de glândulas, as glândulas esofágicas da cárdia, que também secretam muco.

A glutamina protege a mucosa gástrica dos danos na gastropatia da hipertensão portal.

Compressas quentes ajudam a desinchar a região e facilita a remoção do muco, permitindo a descongestionar o nariz e a higienização.

As principais causas de irritação na mucosa do estômago estão associadas a inflamações da membrana ou infecções causadas por bactérias, uso incorreto e prolongado de medicamentos, estresse e doenças autoimunes 4. Um exemplo é a infecção por H. pylori que pode causar gastrite e até úlcera no estômago.