Quais as camadas da mucosa?

Perguntado por: uresende . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A mucosa possui três componentes: o epitélio de revestimento, a lâmina própria subjacente, formada por tecido conjuntivo frouxo vascularizado e uma delgada camada de músculo liso, a camada muscular da mucosa. A túnica mucosa apresenta variações significativas que de segmento para segmento no trato digestório.

- Mucosa de revestimento; - Mucosa mastigatória; - Mucosa Especializada.

As mucosas são encontradas em várias partes do corpo e revestem cavidades úmidas como a boca, bexiga e intestino. Elas ajudam na proteção e na manutenção da umidade do local, de acordo com a necessidade. A mucosa bucal é a membrana que recobre toda a cavidade oral e é constituída por tecido epitelial e conjuntivo.

A mucosa, também conhecida como túnica ou membrana mucosa, é constituída por um epitélio de revestimento associado a um tecido conjuntivo denominado lâmina própria.

Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.

Significado de Mucosa
substantivo feminino Membrana que reveste certas cavidades do corpo humano e segrega muco.

Tecido constituído por células justapostas em uma ou mais camadas e que reveste toda a pele e todas as mucosas. Primitivamente dava-se esta designação à epiderme do mamilo. Epitélio em que as células têm cílios vibráteis nas suas extremidades.

Mucosas ou membanas mucosas são membranas epiteliais que revestem as cavidades internas do corpo que estão abertas para o exterior, tais como as dos tratos digestivo, respiratório e urogenital. Em todos os casos se mantêm húmidas, pois são banhadas por secreções ou, no caso da mucosa urinária, por urina.

As secreções produzidas pelas células podem ser serosa, mucosa ou mista. A secreção serosa é aquosa e rica em proteínas, enquanto a mucosa é mais espessa. A secreção mista é composta por partes mucosas e serosas. O tecido epitelial glandular pode ser classificado de várias formas.

As células da serosa segregam fluido seroso, claro e muito pouco espesso, que lubrifica as superfícies das camadas visceral e parietal, de maneira que estas deslizam uma sobre a outra facilmente. Este facto permite a redução da fricção dos órgãos entre si e com as paredes da cavidade do corpo.

TECIDO MUCOSO: apresenta um predomínio absoluto de SFA. É encontrado no cordão umbilical e na polpa dentária em formação. TECIDO ELÁSTICO: predomínio de fibras elásticas.

A serosa ou a adventícia é o revestimento externo. A serosa (peritônio visceral) é formada por tecido conjuntivo frouxo e mesotélio (epitélio simples pavimentoso). A adventícia corresponde ao tecido conjuntivo frouxo comum a outro órgão. - ESÔFAGO: leva o alimento até o estômago.

Uma das quatro camadas que é possível distinguir em qualquer órgão do sistema digestivo. É uma túnica interna sempre húmida devido à lubrificação pelo muco produzido por células isoladas ou glândulas.

A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo.

A mucosa é a membrana que reveste a parede interna do estômago e produz um muco alcalino que impede que as enzimas da digestão e o ácido clorídrico, que formam o suco gástrico, afetem o órgão.

Mucosa é o nome dado ao conjunto formado por epitélio mais tecido conjuntivo que reveste as cavidades úmidas do corpo, em contraste com a pele onde a superfície é seca.