Como é mucosa nas fezes?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

No intestino o muco normalmente é produzido em baixa quantidade, tem coloração esbranquiçada ou amarelada e dificilmente é notado. Assim, pequenas quantidades de muco podem aparecer nas fezes sem que isso signifique qualquer problema de saúde. frequência, esse pode ser um sinal de que há alguma alteração no intestino.

Como essa substância é produzida em pequenas quantidades e tem aspecto transparente ou claro, não é comum que fique visível em fezes bem formadas. Por outro lado, identificar a presença de muco não significa doença.

Fique de olho se o muco nas fezes vem junto de pus ou sangue, pois este pode ser um sinal de gastroenterite infecciosa. Em especial, se a pessoa tiver febre e doenças inflamatórias intestinais, como na Doença de Crohn ou a retocolite ulcerativa.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Por isso, a indicação do exame parasitológico das fezes pode ser diferente para cada caso, mediante orientação médica e segundo as suspeitas clínicas. Além de identificar a presença do verme, o teste informa sobre o odor, consistência e a presença de sangue ou muco nas fezes.

O que é o muco? Muco, conforme apontado, é uma secreção produzida no interior das narinas e na garganta, com uma aparência viscosa e fluida. Todos os dias, o corpo forma, absorve e elimina até dois litros de catarro, mesmo quando está tudo bem com a nossa saúde.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Observam-se, também, alterações da forma das fezes, que na mesma pessoa podem ser: finas, caprinas (pequenas pelotas), duras, sem forma, diarreicas ou normais e com a presença de muco. Os sinais de alarme (febre, emagrecimento, sangramento anal) nunca são encontrados.

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm e provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares. Estas podem sinalizar um problema com o fígado ou vesícula biliar, pelo que, se tiver fezes de cor clara persistentemente, deve consultar um médico.

Sinais de alerta
As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.