Qual exame de sangue detecta fadiga muscular?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 19 votos

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Sintomas de fadiga muscular:

  1. Tremor muscular;
  2. Dor;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Sensação de peso;
  5. Tensão muscular;
  6. Fraqueza;
  7. Cãibras.

O exame de sangue CK, que você encontra no Tommasi Laboratório, mede a lesão celular do músculo. A quantidade de valores de Creatina-quinase é uma medida dos danos para as células musculares. Por isso é um exame importante para quem pratica exercícios físicos regularmente.

Na maioria dos casos, um hemograma faz parte dos exames de rotina. Mas, algumas vezes, pode ser solicitado para investigar a causa de sintomas como fraqueza; cansaço; sangramento do nariz, gengivas ou pele; anemia; infecções; doenças do sangue e manchas roxas em grande quantidade.

A ultrassonografia de músculo é um exame que avalia articulações como ombros, cotovelos, joelhos, tornozelos e quadril, estudando os músculos, tendões e articulações em tempo real, o que permite um diagnóstico mais preciso.

Aveia, por exemplo, que é um superalimento graças ao seu alto teor de fibra; peixes azuis como atum e sardinha, graças à sua contribuição de ácidos graxos ômega 3; ou nozes são exemplos de alguns produtos ricos em proteínas e eficazes contra a fadiga muscular, pois fortalecem os músculos.

energética – para recuperar os níveis ideais de glicose por meio da ingestão de carboidratos e proteínas depois da realização dos exercícios; estrutural – com bons níveis de água e de energia no corpo, uma noite de sono reparador colabora para o alívio da fadiga e a recuperação capilar, articular e nervosa.

Velocidade de hemossedimentação (VHS)

  • Cefaleias.
  • Febre.
  • Perda de peso.
  • Rigidez articular.
  • Dor no pescoço ou nos ombros.
  • Perda de apetite.
  • Anemia.

O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo. Este exame não necessita de agendamento.

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame utilizado como marcador de resposta inflamatória, sendo um teste simples e de baixo custo que tem sido realizado há mais de meio século. O exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) mede a distância em que os eritrócitos caem durante 60 minutos em um tubo vertical.

A fraqueza muscular pode se apresentar junto a outros sintomas, como:

  1. Cansaço físico ou mental;
  2. Dificuldade para respirar;
  3. Perda de força em um ou mais músculos do corpo;
  4. Incapacidade de sustentação da cabeça;
  5. Dificuldade para mastigar, engolir ou falar;
  6. Perda involuntária de fezes ou urina.

Que doenças o hemograma pode detectar? O hemograma pode ajudar a detectar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como leucemia, infecções e inflamações, problemas no sistema imunológico, entre outras.

Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Quais os tipos de doenças musculares?

  • * Miopatias congênitas.
  • * Distrofias Musculares.
  • * Miotonias e canalopatias.
  • * Miopatias inflamatórias.
  • * Miopatias tóxicas e induzidas por drogas.

A dosagem de enzimas musculares é a técnica laboratorial disponível mais específica para avaliação de dano muscular(1,2,3). Por ordem de especificidade, apresentam-se a creatinofosfoquinase (CPK), a aldolase, as transaminases e a lactato desidrogenase (LDH)(2).